Home Agronegócio

Emprego formal recuou em dezembro, mas agropecuária paulista encerrou 2025 com saldo positivo

Mesmo com a retração no fim do ano, agropecuária de São Paulo ampliou o estoque de trabalhadores com carteira assinada

27
Em São Paulo, o mercado formal fechou 224,3 mil vínculos empregatícios em dezembro

O mercado de trabalho formal registrou retração em dezembro, período marcado pelo encerramento de contratos temporários e pela redução das contratações. No Brasil, cerca de 618 mil postos com carteira assinada foram fechados no mês, resultado da queda mensal de 23,5% nas admissões e do aumento de 12,3% nos desligamentos.

Apesar do desempenho negativo no mês, o balanço de 2025 foi positivo, com a criação de 1,28 milhão de empregos formais no país, elevando o estoque de postos de trabalho ativos em 2,7% na comparação anual.

No setor agropecuário, dezembro também apresentou saldo negativo, com a extinção de quase 44 mil vagas. Em 2025 o setor gerou cerca de 42 mil postos, que em comparação a 2024 significa um crescimento de 2,3% no total de empregos ativos que foi de 1,84 milhão.

Em São Paulo, o mercado formal fechou 224,3 mil vínculos empregatícios em dezembro, considerando todos os setores econômicos. No cálculo geral de 2025, porém, o saldo foi positivo, com a criação de 311,2 mil novos empregos, elevando o estoque para 14,63 milhões, crescimento de 2,2% em relação a dezembro de 2024.

A agricultura e a pecuária paulista acompanharam o movimento sazonal, com a extinção de 10,7 mil vagas em dezembro. No acumulado do ano, entretanto, o setor foi responsável pela criação líquida de 18,6 mil postos de trabalho, alcançando um estoque de 348,5 mil pessoas ocupadas, alta de 5,6% em um ano. O cultivo de laranja foi o que mais encerrou postos de trabalho.

Para acessar o relatório completo, elaborado pelo Departamento Econômico da Faesp com base em dados do Novo Caged, clique na imagem abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.