Home Agronegócio

Encontro de coordenadores do Senar é marcado pela integração da rede sindical

O Sindicato Rural de Araraquara esteve representado no evento que é realizado pela quarta vez por seu diretor Marcelo Xavier Benedette que destacou o papel da entidade em defesa da categoria.

26
Participantes do evento organizado pela Faesp/Senar

Gestores e técnicos do Sistema FAESP/SENAR-SP estiveram reunidos com coordenadores dos sindicatos rurais paulistas em Campinas na segunda quinzena de junho, por dois dias. Ao todos estiveram presentes cerca de 500 profissionais entre técnicos da FAESP, SENAR-SP, coordenadores e presidentes dos sindicatos rurais do estado de São Paulo.

Fábio de Salles Meirelles, presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP em seu pronunciamento de abertura do evento, destacou o trabalho do SENAR-SP junto aos sindicatos rurais em benefícios dos produtores rurais dos 645 municípios paulistas. “O SENAR-SP e os sindicatos rurais fazem um trabalho pioneiro pela capacitação dos produtores e trabalhadores rurais, tanto que influenciou o SENAR de outros estados, que nos procurou devido nossos conhecimentos e nossa experiência por um projeto econômico e social que fortalece a atividade agropecuária tornando-a cada vez mais eficiente. Os produtores rurais são a parte essencial desse progresso e os coordenadores dos sindicatos têm um importante papel nesse trabalho”, destacou.

O vice-presidente da FAESP, Tirso Meirelles, apontou ainda a importância social dos sindicatos rurais não só na formação profissional, mas na promoção social e na saúde no campo. “É um conjunto de trabalhos que a FAESP, o SENAR-SP e os sindicatos rurais realizam para os pequenos e médios produtores, para que possamos manter o homem e a mulher no campo. A atuação dos coordenadores coloca em prática, e de maneira eficaz, tudo o que idealizamos para que o Sistema funcione de forma impecável”, afirmou.

Marcelo representando o sindicato de Araraquara no encontro estadual de Campinas

Os coordenadores que participaram do evento tiveram a oportunidade de interagir com outros profissionais de todo o Estado, e assimilar as informações que os gestores do Sistema FAESP/SENAR-SP transmitiram por meio das apresentações técnicas. No primeiro dia os temas abordaram o Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC), a tramitação de projetos e supervisão da atuação dos sindicatos, o cumprimento orçamentário sob a ótica dos órgãos de controle e a operacionalização do ATeG, da área de Eventos e de Comunicação. O primeiro dia do encontro terminou com a palestra “Motivação e propósito”, pela consultora de negócios do SEBRAE – Escritório Regional de Campinas, que ressaltou que os coordenadores, enquanto líderes, são capazes de inspirar, conduzir e motivar outras pessoas.

No segundo dia, os gestores e técnicos do Sistema FAESP/SENAR-SP trataram de temas como o orçamento do SENAR-SP e dos sindicatos rurais, a operacionalização do CT de Ribeirão Preto, e o replanejamento dos projetos. Também houve um horário especial para que os coordenadores pudessem apresentar suas dúvidas e questionamentos a respeito de vários assuntos pertinentes à execução de ações por parte dos sindicatos rurais. Foi um momento de grande relevância em que os coordenadores puderam discutir abertamente com os técnicos quanto aos procedimentos para resolução de diversas questões de gerenciamento dos sindicatos rurais junto ao SENAR-SP.

O encontro valorizou o empenho dos coordenadores junto aos presidentes de sindicatos rurais para que as ações integradas com o SENAR-SP sejam realizadas com cada vez mais eficiência da gestão. A partir daí, os resultados serão cada vez melhores para oferecer os melhores serviços em benefício dos produtores rurais. Nas palavras de Mário Biral, Superintendente do SENAR-SP: “Ao longo dos últimos 30 anos, os coordenadores tiveram e continuam tendo papel importantíssimo para o sucesso das ações de formação e aprendizagem aos produtores rurais. Os coordenadores fazem um trabalho incansável no dia a dia para levar ao produtor o que ele precisa para aumentar seu desempenho na produção com melhoria na sua qualidade de vida”, concluiu.

O Sindicato Rural de Araraquara esteve presente, representado pelo seu diretor financeiro Marcelo Xavier Benedette, que destacou a importância do evento e a interação da rede sindical. Ele lembrou do papel que a entidade representa na região de Araraquara e o trabalho sólido que realiza, se projetando como uma das principais entidades sindicais patronais do Estado. “Um trabalho que vem sendo realizado pelo presidente Nicolau de Souza Freitas com empenho e dedicação em defesa da categoria”, disse o diretor no acontecimento realizado em Campinas.