Início Agronegócio

Energia a partir do biogás se inicia  na Raízen de Guariba

A escala de produção de energia é suficiente para abastecer o município

62
Raizen 890

A unidade produtora de biogás da Raízen em Guariba (SP), a 60 km de Araraquara, foi autorizada a efetuar a comercialização de energia elétrica nesta quarta-feira, 12.

A planta da empresa, com capacidade para produzir 138 mil MWh por ano, tem como objetivo produzir energia e gás por meio da conversão da torta de filtro e vinhaça, subprodutos da cana-de-açúcar.

De acordo com a empresa, a escala de produção de energia é suficiente para abastecer o município onde está localizada a unidade e as cidades próximas.

Segundo Antônio Simões, vice-presidente Executivo de Logística, Distribuição e Energias Renováveis da Raízen, esse movimento é fundamental para aproveitamento máximo dos insumos e desenvolvimento contínuo de novas soluções para o setor.

A planta tem possibilidade de geração de energia ao longo de todo o ano, segundo a Raízen, uma vez que a vinhaça será operada na safra, enquanto a torta de filtro terá operação durante o ano inteiro. A possibilidade de armazenamento da torta geraria estabilidade no processo biológico do biogás e sinergia para atuar com a vinhaça.