Home Agronegócio

Ex-ministros da Agricultura debatem desafios e perspectivas do setor

Convidados pelo ministro Carlos Fávaro, antigos gestores da pasta contaram suas experiências no cargo

20
Ex-Ministros do Mapa foram homenageados

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reuniu neste final de semana um grupo de ex-ministros da pasta para debater os obstáculos já enfrentados e os próximos desafios da agropecuária brasileira. Temas como sustentabilidade, segurança alimentar, crédito rural e inovação foram abordados pelos ministros.

Anfitrião do evento, o ministro Carlos Fávaro ressaltou a colaboração de todos para o crescimento do setor. “Mais do que as homenagens merecidas, queremos mostrar que esse agronegócio tão pujante na economia brasileira não é fruto de uma pessoa só, muitos trabalharam juntos com os produtores rurais para fazer esse agro tão forte. Eu quero ter os ex-ministros como conselheiros com toda sua experiência para fazermos do agro esse grande orgulho do Brasil”, disse Fávaro.

Ministro mais antigo presente no evento, Luiz Fernando Cirne Lima, que ocupou o cargo de 1969 a 1973, disse que a reunião foi muito proveitosa e lembrou a emoção de participar, nessa quarta-feira (26) do aniversário de 50 anos da Embrapa, fundada durante a sua gestão.

O ex-ministro Roberto Rodrigues, que esteve à frente da pasta entre 2003 e 2006, parabenizou Fávaro pelo encontro. “Quem não sabe de onde vem não sabe para onde vai”, disse. Segundo ele, os próximos desafios da humanidade estão relacionados com segurança alimentar, energética e as mudanças climáticas. “Esses três desafios são resolvidos pela agricultura”, enfatizou.

A ex-ministra Tereza Cristina falou sobre os desafios em sua gestão, especialmente por causa da pandemia. Ela também destacou a importância de programas como o Pronasolos e o Observatório da Agropecuária.

Também estiveram no evento os ex-ministros Antônio Cabrera, Arlindo Porto Neto, Francisco Turra, Luis Carlos Guedes Pinto, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, Neri Geller e Marcos Montes. Os ex-ministros Blairo Maggi e Alysson Paolinelli participaram do evento por meio de vídeo.

Os ex-ministros receberam uma placa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da agropecuária brasileira.