
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e os Sindicatos Rurais integraram a bancada patronal na etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho (2ª CNT), realizada em São Paulo.
Durante o encontro, que reuniu representantes do governo, dos trabalhadores e do setor produtivo, foram debatidas pautas fundamentais para as relações de trabalho no Brasil — como qualificação profissional, proteção social, inclusão produtiva e fortalecimento da negociação coletiva.
A Faesp, juntamente com os Sindicatos Rurais, representou o segmento patronal rural paulista no esforço de consolidar diretrizes que promovam trabalho decente, segurança jurídica aos empregadores e geração de empregos.
Durante as discussões, a bancada patronal, representada pelos setores agropecuário, indústria, comércio, saúde e transportes, pautou a importância do diálogo social e da construção de consensos como caminho para a pacificação das relações de trabalho. Defendeu, em suas propostas, a necessidade de:
• segurança jurídica e previsibilidade regulatória;
• valorização da negociação coletiva setorial;
• combate à informalidade e incentivo à conformidade;
• qualificação profissional e saúde e segurança no trabalho;
• mecanismos efetivos de mediação de conflitos.
Durante a 2ª CNT a entidade e os sindicatos puderam reafirmar o compromisso histórico do setor rural com o diálogo tripartite — governo, trabalhadores e empregadores — e com a busca por soluções pacíficas, equilibradas e sustentáveis que conciliem proteção ao trabalhador, competitividade, geração de empregos e desenvolvimento regional.
Com ampla participação social e espírito colaborativo, a etapa paulista reafirmou o compromisso do estado com a construção de políticas públicas que promovam desenvolvimento, diálogo social e trabalho digno. As 14 propostas aprovadas seguem agora para a etapa de sistematização que antecede a fase nacional da Conferência, contribuindo para orientar as diretrizes de futuro para o trabalho no Brasil.
A etapa nacional da 2ª Conferência Nacional do Trabalho está prevista para março de 2026, na cidade de São Paulo, ocasião em que serão apresentadas e debatidas as propostas consolidadas nas etapas estaduais realizadas nos diversos estados da federação.













