Home Agronegócio

Fundecitrus reforça compromisso com a ciência e a sustentabilidade na Expocitros 2024

Participação da instituição trará contribuições importantes sobre o manejo adequado das principais pragas e doenças dos citros, em especial o greening

36
Escritório do Fundecitrus em Araraquara

O Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) estará presente em um dos eventos mais esperados pelo setor citrícola, a 49ª Expocitros/45ª Semana da Citricultura, em Cordeirópolis (SP). O evento é considerado o maior do setor na América Latina, e representa boas oportunidades por apresentar os mais novos resultados das pesquisas, inovações tecnológicas e por discutir pautas relevantes do setor.

Neste ano, o Fundecitrus reforça, em seu estande, o compromisso com a ciência, sustentabilidade e inovação na citricultura. Além de estar engajado em ações que buscam manter e incrementar a riqueza econômica, social e ambiental gerada e compartilhada pelo cultivo de citros, a instituição atua na transferência de conhecimento e capacitação de citricultores e profissionais do setor para a adoção das melhores práticas agrícolas.

A citricultura é uma atividade historicamente direcionada pela inovação e tecnologia. Hoje, os estímulos às boas práticas agrícolas, o manejo sustentável e a manutenção da cadeia produtiva de citros, com a preservação dos recursos naturais, são práticas essenciais e indispensáveis“, afirma Antonio Juliano Ayres, gerente-geral do Fundecitrus.

REFERÊNCIA EM CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE

Com a capacidade de gerar mais de 200 mil empregos diretos e indiretos, a citricultura paulista é protagonista no desenvolvimento dos municípios que compõem o parque citrícola, além de ser uma das mais avançadas do mundo em produtividade, qualidade de fruta e suco de laranja.

Ademais, o cinturão citrícola conta com áreas protegidas que contribuem para a manutenção da fauna e flora e preservação de recursos hídricos, sendo 1 hectare de floresta nativa preservada para cada 2,8 hectares cultivados com citros. Além dessa importante contribuição ambiental, os pomares de laranja e as áreas destinadas à preservação da vegetação nativa das propriedades rurais também auxiliam na mitigação das mudanças climáticas por estocarem aproximadamente 36 milhões de toneladas de carbono, segundo dados do recente trabalho realizado pelo Fundecitrus e Embrapa.

Além de incentivar as ações sustentáveis do setor, em ciência, a área de pesquisa do Fundecitrus se mantém atuante na busca de soluções eficazes para o controle das principais pragas e doenças dos citros. Os pesquisadores da instituição trabalham, em parceria com institutos nacionais e internacionais, na geração de tecnologia para aplicação direta no campo, pensando no presente e no futuro do setor. Assim, o Fundecitrus é reconhecido como referência mundial na pesquisa ligada aos citros. “O estudo desmitifica a relação da citricultura e o desmatamento e mostra como fauna e flora caminham juntas“, finaliza Ayres.

FITOSSANIDADE DA CITRICULTURA

O greening, o maior desafio da citricultura mundial e que continua causando impactos nas propriedades citrícolas, estará em relevância no estande do Fundecitrus neste ano.

Por meio de diversos materiais técnicos sobre a doença, tecnologias para facilitar o controle do inseto vetor no campo, recomendações de manejo e conversas com os pesquisadores e engenheiros-agrônomos da instituição, o público poderá entender melhor sobre a situação da doença em cada região do cinturão citrícola.

A participação do Fundecitrus também trará contribuições importantes sobre a conscientização e o controle adequado das principais pragas e doenças dos citros e palestras ministradas por representantes da instituição.

PROGRAMAÇÃO

06/06 – quinta-feira

14h – Marcelo Pedreira de Miranda, Fundecitrus – Evolução no controle do psilídeo nesses 20 anos

16h – Fernando Semmelroth de Assunção e Amaral, ESALQ/USP – Atualizações sobre a resistência do psilídeo a inseticidas no cinturão citrícola

16h40 – Franklin Behlau, Fundecitrus – Reguladores vegetais para redução da queda prematura de frutos em laranjeiras afetadas por HLB

07/06 – sexta-feira

8h30 – Ivaldo Sala, Fundecitrus – Fatores determinantes na evolução do HLB nas diferentes regiões e ações

do Fundecitrus para o enfrentamento da doença