O Grupo Drul promoveu o 1° Encontro Drul de abertura de safra, na sexta-feira (3), em Sertãozinho – SP. No evento, a companhia destacou o trabalho desenvolvido por clientes e parceiros e anunciou a parceria com a IFF, líder em soluções para alimentos, bebidas, saúde, biociências e fragrâncias.
Giovana Araújo, sócia líder de agronegócio da KPMG, abriu o evento com um panorama sobre o setor.
Em seguida, foram apresentados os novos nomes de integrantes do Conselho Administrativo da empresa: Walter Biagi Becker, diretor presidente da Zanini Renk e Fausto Eduardo Fonseca Terra, consultor em Assuntos regulatórios e relações institucionais, que ressaltaram a evolução da empresa e o seu potencial.
Fato ressaltado também por Libânio Carlos de Souza, vice-presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br).
O prefeito Wilzinho (Wilson Fernandes Pires Filho), de Sertãozinho, também marcou presença e parabenizou a empresa, que é jovem, porém tem know-how de quem está há décadas no mercado, atendendo nacional e internacionalmente os maiores clientes do setor. Na oportunidade, o CEO da Drul recebeu uma moção de aplausos da cidade de Sertãozinho, proposta pelo vereador Firmo.
A noite também foi marcada por homenagens a personalidades do setor como o jornalista e diretor da ProCana, Josias Messias, e pelo engenheiro formado pela Esalq/USP, Antônio César Salibe, presidente executivo da União Nacional da Bioenergia (UDOP), um dos responsáveis pela criação do convênio entre a UFSCAR e a entidade, que realizou milhares de cursos de aperfeiçoamento tecnológico e formação de profissionais. E também o produtor rural e um dos acionistas da Usina Água Bonita, Geraldo Nobile Holzhausen, pelos seus feitos em prol do setor.
O Grupo Drul destacou ainda, com uma premiação especial, os resultados obtidos pelos parceiros e clientes do grupo:
A Usina Água Bonita foi reconhecida na categoria “Controle e Gestão de Insumos Industriais”. O destaque se deve pela construção e consolidação da gestão de indicadores de consumo específico de químicos. A usina vem ano a ano otimizando seus recursos, aliando tecnologia e boas práticas de processos industriais. A empresa foi, por exemplo, pioneira na região quando adotou a metodologia analítica por HPLC no laboratório industrial. A usina foi representada por Geraldo Filho.
O Grupo Moreno foi reconhecido na categoria “Agricultura Sustentável”. Seu destaque foi pela atitude, pois, atualmente, boa parte do seu canavial não conta mais com a aplicação de nitrogênio químico ou mineral. Esta atitude garante, não só a sustentabilidade do ponto de vista ambiental, mas, também, a produtividade. A expectativa é de que tenham um avanço na produtividade das áreas aplicadas, com soluções limpas e de zero resíduos.
Com o apoio da Biorhiza (empresa de soluções agrícolas que compõe o Grupo Drul), a Moreno deve chegar à marca de 10 mil hectares isentos de nitrogênio químico ou mineral, isso porque a unidade faz uso da tecnologia Agrius, que supre a demanda do nitrogênio, entregando para a planta a capacidade de assimilar o nitrogênio da atmosfera. Essa prática também gera créditos de carbono que podem ser comercializados. A usina foi representada por Murilo Moreno.
A Usina Cucaú ganhou destaque na categoria “Fermentação Isenta de ácido sulfúrico”. Processando cerca de 1,4 milhão de toneladas de cana, a usina possui uma fermentação em batelada, que há mais de 3 anos opera isenta de ácido sulfúrico, um feito que mereceu o reconhecimento. A Cucaú utiliza as soluções da Drul para fermentação há 3 anos.
O Grupo BP Bunge foi destaque na categoria “Modelo de Gestão integrada de insumos”. A sinergia entre o time técnico e o time suprimentos permite que os processos sejam claros e definidos. A condução no dia a dia com as unidades é pautada em definições estratégicas corporativas alinhadas com cada planta industrial, um modelo que certamente traz resultados satisfatórios. O grupo foi representado por Igor Metcheko e Gisele Nunes.
A Usina Santa Rita foi homenageada na categoria “Mix de Soluções do Grupo Drul”. A usina processa, atualmente, cerca de 1,2 milhão de toneladas de cana, e tem foco na produção de açúcar cristal branco e no etanol carburante. A Santa Rita possui um laboratório de referência na região, moderno e com equipamentos de alta tecnologia, como cromatografia líquida e gasosa, que permitem a unidade maximizar seus resultados com a excelência laboratorial. A usina foi representada por Nilton Barioni.
A Usina Cerradão foi destaque na categoria “Cogeração de energia”. A operação efetiva da usina iniciou-se no ciclo 2009/2010 com a moagem de mais de 700 mil toneladas de cana. Na safra 2023/23, a moagem estimada é de 4 milhões de toneladas, sendo que, com os investimentos no parque industrial realizados entre 2021 e 2023, a capacidade deverá chegar a aproximadamente 9 milhões de toneladas por safra, com perspectiva de geração anual de energia elétrica de mais de 950 mil mega watts por hora.
A usina conta com a maior turbina a vapor de contrapressão do setor e o maior gerador 4 polos do setor sucroenergético. A Drul participou deste projeto, fornecendo todo o complexo de tratamento de águas para a unidade, desde engenharia, sistemas de filtração, osmose reversa e leitos de troca iônica, que garantem água tratada para esta unidade. A unidade foi representada por Wesley Ferreira.
O Grupo CMAA foi reconhecido na categoria “Gestão de Risco na aplicação de químicos industriais”. O grupo tem hoje uma posição de destaque no setor, processando mais de 8 milhões de toneladas de cana, em três unidades em Mina Gerais.
Esse destaque se deu em função do projeto de adaptação das aplicações de químicos no parque industrial. O grupo foi representado por Douglas Alves.
Com a parceria com a IFF, o Grupo Drul fará a distribuição de FermaSure® XL no mercado bioenergético brasileiro. FermaSure® XL é um aditivo antimicrobiano para fermentação, que ataca e diminui rapidamente as bactérias nocivas, permitindo que os produtores de etanol de cana-de-açúcar aumentem as taxas e a eficiência no processamento.
Para Mario Cacho, diretor de Grain Processing para a América Latina na IFF. “A aliança com a Drul ajudará a aprimorar os serviços no país e a fornecer suporte ainda mais integrado aos clientes”.
Desde 2018, a Drul tem avançado de maneira progressiva no mercado sucroenergético brasileiro. Além da produção e distribuição de soluções químicas, o Grupo Drul conta com uma empresa de agrociência e nanotecnologia, focada em nutrição vegetal, a BioRhiza, uma empresa de logística e transporte de cargas, a Decoli Cargo, e a Kleek, que trabalha com diagnósticos e assessoria operacional que envolvem os processos produtivos de usinas de cana-de-açúcar.
A empresa tem também a certificação GPTW, como ótimo lugar para se trabalhar. No evento, o psicólogo Aldo Bianco, destacou que a certificação GPTW segue padrões rígidos internacionais e que a Drul está colhendo os frutos do acerto da estratégia de gestão de pessoas da empresa.
“Otimizando a logística de distribuição, FermaSure® XL será distribuído através da unidade Drul localizada na cidade de Sertãozinho, no interior do estado de São Paulo, um dos maiores polos do setor sucroenergético no país”, afirma Guilherme Moroço, CEO e fundador do Grupo Drul. (Informações: Jornal da Cana)