Home Agronegócio

Livro Mulheres dos Cafés no Brasil será lançado em Ribeirão

125
Mulheres Café 115

O encontro desta quinta-feira (21) promoverá a interação Café com Cana, entre produtoras de café e cana-de-açúcar

Mulheres Café 115Capa do livro a ser lançado em Ribeirão Preto, envolvendo cana e café

As culturas da cana-de-açúcar e do café são as mais tradicionais do país, com grande peso social, cultural e econômico. Também estão entre as maiores lavouras que mais demoraram para se mecanizar. Mas um ponto que difere o café da cana é a participação feminina, enquanto que na cana está em torno de 8.1%, no café ultrapassa os 30%, tendo inclusive associações formadas só por produtoras do grão.

Para debater as semelhanças e saber o que leva a grande presença feminina na cultura do café, acontecerá no VIII Encontro Cana Substantivo Feminino a interação Café com Cana, entre produtoras de café e cana-de-açúcar. Durante o evento será lançada a versão impressa do livro Mulheres dos Cafés no Brasil.

A publicação é resultado de um trabalho pioneiro desenvolvido pela Embrapa e a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil), com apoio do Programa Coopergênero do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Itaipu Binacional, Solidaridad Network, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e Consórcio Pesquisa Café, envolvendo 21 instituições.

Mais de 40 autores colaboraram com a produção de cerca de 300 páginas e 17 capítulos, que descrevem a realidade nos cinco principais estados cafeeiros do Brasil (Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Bahia e Rondônia), destacando as mulheres que trabalham em pequenas propriedades. As editoras técnicas foram a pesquisadora Cristina Arzabe (Embrapa), Josiane Cotrim Macieira (IWCA-Brasil), Raquel Santos Soares Menezes (Universidade Federal de Viçosa), Danielle Pereira Baliza (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais) e Tânia Fontenele Mourão (Instituto de Pesquisa Aplicada da Mulher – Ipam).

A publicação faz um alerta: para atender as necessidades e demandas dessas trabalhadoras, será preciso definir estratégias para derrubar barreiras, principalmente quanto ao desenvolvimento de normas sociais que não prejudiquem a participação econômica das mulheres.

O livro reúne histórias de mulheres de regiões produtoras de café que dedicam seu esforço no campo, no cultivo, até o preparo do café, para consumo nos mais diversos ambientes. A memória oral das trabalhadoras, que relembram parte de suas vidas vinculadas à cultura – em sua maioria localizada em pequenas propriedades -, está em um dos capítulos da publicação e reflete a importância econômica, social e ambiental desse segmento.

O VIII Encontro Cana Substantivo Feminino acontece nesta quinta-feira, 21 de março, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.