Home Agronegócio

Mulheres do Agro de Araraquara criam o hábito em participar de feiras agrícolas

O comentário foi feito um dia após o encerramento da AgroShopping Show em Araraquara pela produtora Anna Paula Nunes que desponta como uma das grandes produtoras de soja na região. Anna está envolvida no agro e compromissada em manter um grupo de mulheres que empreendem no setor agrícola.

568
Anna Paula em meio ao plantio de girassóis na sua Fazenda Jangada Brava

Ainda repercute no mundo regional do agronegócio a realização da AgroShopping Show, feira destinada a propagar um dos setores mais prósperos da economia brasileira. O evento, segundo a produtora Anna Paula Nunes, foi muito importante para Araraquara e a região, pois criou uma interação entre o campo-cidade e onde as pessoas puderam conhecer o trabalho dos pequenos produtores e médios produtores.

Indagada se vale à pena participar de um evento com essas características, Anna Paula que é fundadora do Grupo Mulheres do Agro explicou que a quantidade de pessoas que participam das feiras é enorme e consequentemente participar significa abrir um leque de oportunidades para conhecer novas histórias, experiências, adquirir conhecimento e estar em contato com diferentes profissionais do país ou até mesmo exterior.

Tratorando com empreendedoras na feira

Eu digo, comentou a produtora que é proprietária da Fazenda Jangada Brava, na região de Boa Esperança do Sul, que os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre o agro de Araraquara e também interagir entre eles, acompanhando os negócios e os produtos feitos na cidade. “Muitas pessoas não conheciam aquilo que o homem do campo consegue produzir através dos seus conhecimentos”, argumentou.

Anna Paula chega a citar que os pequenos produtores de mel, café, lúpulo, farinha, várias coisas que entre eles fizeram negócios, saíram satisfeitos pois mostraram suas atividades e os seus negócios, e isso, devemos considerar extremamente salutar já que divulgam seu trabalho. “Sabemos a importância da conexão e networking dentro do setor que significa criar uma rede de contatos, trocando informações relevantes com base na colaboração e ajuda mútua. Então eu digo que participando de eventos, a gente tem a oportunidade de criar um vínculo com os consumidores, clientes, e vice-versa.”

Anna interagindo com expositores durante o evento

 Paula destacou também a participação do Sindicato Rural, do Sebrae, das empresas relacionadas ao agro para mostrar a importância do nosso trabalho e do trabalho dos pequenos e médios produtores. “É lógico que o apoio das entidades nos dá força e conforto, uma relacionamento comercial que nos permitirá fortalecer essa interação”.

Em dado momento da nossa entrevista com Anna Paula Nunes ela lembra que as pessoas gostaram de passear, ver os tratores, as máquinas, os implementos, carros modernos expostos, isso tudo é conhecer um pouco do que a gente usa no campo. Então essa interação é muito fácil de ser entendida e aplicada no crescimento da economia agrícola”, disse.

Diálogo com produtores no estande do Sindicato Rural

Para ela, todos saíram fortalecidos com seus negócios e contentes com a feira criada: “E tem mais, as feiras de negócios são uma ótima maneira para se manter atualizado e observar o que está acontecendo no mercado. Isso acontece porque a grande maioria das empresas que participam das feiras são consolidadas no setor e proporcionam uma visão sobre as melhores tendências.