Home Agronegócio

Nova Europa formou outra turma de operadores de máquinas agrícolas em março

O instrutor do Senar SP, Marcelo Perrone, muito experiente na atividade que ocupa, apresentou ao grupo práticas indispensáveis para a manutenção correta dos tratores e o aumento da vida útil dos mesmos.

54
Grupo participante do curso em Nova Europa, observando-se o crescente número de mulheres interessadas em tomar parte

Com o curso sobre tratores agrícolas voltado para duas etapas, uma delas para a manutenção das máquinas e a outra, de maneira prática para ensinar como operar o trator, o instrutor do Senar SP, Marcelo Perrone, reuniu cerca de quinze participantes do município, interessados em ter – capacitação profissional.

O programa é uma parceria estabelecida entre o Sindicato Rural de Araraquara e o Senar SP, aberto ao público. A orientação sobre manutenção se deu nos dias 13, 14 e 15; já o ensinamento como operar o trator foi nos dias 16 e 17. Em ambos os módulos, Perrone enfatizou as etapas em que os tratores são necessários para o preparo do solo, como aração, gradagem, roçagem, entre outras formas.

A manutenção, disse o instrutor, é de extrema importância para a correta condução das máquinas, e os cuidados tanto nas operações como na manutenção que exige conhecimento na troca de filtros, lubrificação e mecânica.

Muita atenção em cada observação feita pelo instrutor

Em uma das aulas práticas da operação, o instrutor comentou que “é muito difícil desenvolver o trabalho no campo sem o uso de um trator. Operações como o preparo do solo, aplicação de insumos agrícolas, a semeadura e a colheita são atividades em que o trator atua e isso depende do desempenho do operador em várias funções.”

Durante o período de acompanhamento do curso em Nova Europa perguntamos a Perrone se de fato existe uma preocupação do operador em aperfeiçoar seus conhecimentos, tendo em vista os avançoas da tecnologia. “Infelizmente ainda é muito pequeno o número de pessoas preparadas adequadamente para executar as tarefas com as máquinas”, ressaltou.

Alunos atentos as informações sobre a manutenção e a operação das máquinas agrícolas

Já o coordenador regional do Senar SP, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, alega que – o curso serviu para capacitar e qualificar aqueles trabalhadores e produtores que ainda não tinham essa prática. “Um operador capacitado precisa saber conduzir a máquina nas diversas situações do dia a dia, usar todos os seus recursos disponíveis com qualquer equipamento agrícola. Isso otimiza a produção e a mão de obra”, argumentou.

Na etapa final do curso, os participantes puderam colocar em prática parte dos ensinamentos adquiridos, sendo um deles o que tratava da limpeza das baterias do trator. “A gente pede muita atenção por parte deles [participantes], para evitar danos ao circuito elétrico do trator e não causar acidentes. Por isso é tão importante a manutenção, pois é possível acontecer desde a desprogramação de componentes até incêndios inesperados”, advertiu o instrutor.

OS PASSOS DO CURSO REALIZADO EM NOVA EUROPA