Home Agronegócio

Nova Lei dos Cultivares continua sendo debatida em Brasília

45
Canasol 108

Entidades são contra ampliação de prazo para cobrança de todas as variedades de cana

Canasol 108Alexandre Lima e Luís Henrique (FEPLANA) e José Inácio (UNIDA) em Brasília

O presidente da Canasol, Luís Henrique Scabello de Oliveira, que também exerce o cargo de Secretario da Feplana – Federação dos Plantadores de Cana do Brasil participou de reunião no Ministério da Agricultura sobre a mudança na Lei dos Cultivares.

No encontro, os dirigentes da Feplana apresentaram ao Secretario de Políticas Agrícolas do Ministério Eduardo Sampaio Marques, o posicionamento da entidade no tocante a lei que está sendo debatida no Congresso Nacional.

Acompanhado do Presidente da Feplana, Alexandre Andrade de Lima, Luís Henrique disse que se a lei for aprovada da maneira que está sendo proposta no Congresso poderá trazer muita insegurança jurídica e promover o rompimento de contratos em andamento entre produtores e as empresas de pesquisa do setor canavieiro.

De acordo com Alexandre Andrade de Lima, a Feplana concorda com a cobrança, aceitando inclusive a ampliação do prazo de proteção das novas cultivares de 15 para 25 anos. No entanto, a entidade é contra a extensão do período de proteção para as variedades já em uso, mesma posição adotada pela Unida – União Nordestina dos Produtores de Cana-de-Açucar que também estava representanda no evento.

Visando um maior debate sobre o assunto, o Secretario do Ministério sugeriu novos encontros com as entidades participantes.

Além da Feplana e da Unida, participaram da reunião representantes de Usinas e dos Programas de Melhoramento de Cana.

No dia 12 de março haverá nova Rodada de Negociações sobre a Lei dos Cultivares, desta feita em Ribeirão Preto, com a mediação da Secretaria de Política Agrícola, subordinada ao MAPA. Do encontro participarão representantes dos produtores de cana, usinas e dos diferentes programas de melhoramento genético daNo dia 12 de março haverá nova Rodada de Negociações sobre a Lei dos Cultivares, desta feita em Ribeirão Preto, com a mediação da Secretaria de Política Agrícola, subordinada ao MAPA. Do encontro participarão representantes dos produtores de cana, usinas e dos diferentes programas de melhoramento genético dacana-de-açúcar.

Canasol 109Lei dos Cultivares, se aprovada do jeito que está pode trazer insegurança ao produtor