
Quando anunciada em 2016 a criação do Programa Feira do Produtor Rural, visando capacitar proprietários de pequenas áreas rurais durante 8 meses de estudos, é fato que o projeto ainda que ousado, chegou a gerar dúvidas sobre a segurança de dar bons resultados. De lá para cá o presidente Nicolau de Souza Freitas, do Sindicato Rural acabou com a incredulidade de todos, sempre apostando que daria certo. E deu.
Praticamente essa enorme convicção de positivismo foi a base da sua saudação ao novo grupo de produtores rurais formados em novembro e que já vendem produtos da sua propriedade na feira existente no bairro do Cecap, um dos mais populosos de Araraquara.

Além de enaltecer o trabalho dos produtores, Nicolau lembrou da dedicação de cada um, a confiança que tiveram e a visão estabelecida de olhar para o futuro e constatar que participar do agronegócio na atualidade é uma atividade que gera acesso ao mercado de trabalho, valores financeiros e principalmente a paixão em permanecer no campo. Observou-se então sua satisfação em participar da festa de formatura dos feirantes.
O presidente do sindicato destacou bem o principal objetivo da feira que é capacitar o produtor rural a comercializar seus produtos diretamente ao consumidor, promovendo a relação de confiança e respeito.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Para a instrutora do Senar, Ângela Nigro, o encontro serviu para avaliar o período de estudos, as primeiras quatro semanas de comercialização dos produtos e os ajustes para que cada feirante siga seu caminho. É verdade que, haverá sempre por perto uma Comissão Gestora para analisar o desempenho do grupo contribuindo com seu sucesso dentro do mercado de trabalho.
Ângela ressaltou que nas quatro sextas-feiras de outubro os feirantes receberam em seus estandes 1.750 consumidores que se valeram de um mix de 86 produtos. Segundo a instrutora com o passar do tempo este mix vai aumentando, seguindo assim a pesquisa de satisfação que se realiza junto ao consumidor.
Detalhe importante é o índice de aceitação que passou dos 80%, enaltecendo o dia escolhido, o horário de funcionamento, os produtos de qualidade e também os preços.
No relatório observa-se avanço no número de clientes da feira devido a intensificação da divulgação nas redes sociais, conforme descrito no material, links e matérias. Além disso, as redes sociais possibilitam um feedback de opiniões e avaliações positivas garantindo, ainda, a possibilidade do grupo explicar aos clientes os aspectos inerentes a feira, como por exemplo – produtos da época, incentivo ao consumo de produtos regionais, produtos direto do consumidor, incentivo ao consumo de produtos locais e da agricultura familiar, o que contribui para a fidelização dos clientes, estabelecendo relações de confiança, amizade e valorização do produtor rural.
