
De 01 a 04 de maio, a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo realizará a Operação Feriado, ação de presença ostensiva com enfoque na proteção da fauna ictiológica e no combate a crimes ambientais e comuns nas áreas rurais. A operação tem como referência o feriado prolongado do Dia do Trabalhador e busca intensificar a fiscalização, especialmente em áreas de veraneio, parques e ambientes naturais com grande fluxo de pessoas.
A operação, segundo o capitão Rodrigo Antônio dos Santos, Comandante da 4ª Cia PAmb, se baseia nos pilares de força, resistência, amplitude e velocidade, e conta com o emprego simultâneo e coordenado de diversas unidades sob o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (4º BPAmb), cobrindo a região noroeste e norte do Estado. O objetivo é reprimir práticas ilegais contra o meio ambiente e reforçar a segurança pública rural, promovendo o efeito dissuasório e garantindo a ordem pública ambiental.
CINTURÃO RURAL NA AGRISHOW
Destaque especial será dado à ação concentrada no dia 02 de maio, quando as atenções da Operação Feriado se voltam para o município de Ribeirão Preto/SP, onde está sendo executada a operação Cinturão Rural, no entorno da Agrishow – uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo.
Reconhecida como palco das principais inovações do setor, a Agrishow reuniu, em 2024, mais de 195 mil visitantes e 800 marcas expositoras em mais de 520 mil m² de área. Atenta à magnitude do evento, a Polícia Militar Ambiental mobilizará 12 equipes operacionais, com o comando de um Capitão PM e um Tenente PM, somando 36 policiais militares dedicados à proteção das áreas rurais adjacentes à feira, reforçando a segurança da população e dos produtores.
A ação também reforça, diz o comandante, a atuação da Operação Impacto Rural, estratégia institucional voltada à segurança do homem do campo, prevenção de crimes ambientais e fortalecimento das parcerias com o setor produtivo.
BASE MÓVEL AMBIENTAL
Durante a Agrishow, a Polícia Militar Ambiental manterá uma base móvel de atendimento no interior do evento, funcionando como canal direto de comunicação com os produtores e visitantes. O espaço será utilizado para orientar sobre legislação ambiental, esclarecer dúvidas, fomentar boas práticas e fortalecer o policiamento comunitário.
Segundo a própria coordenação da Agrishow, a atuação da PM Ambiental é vista como parceria estratégica, que contribui para a segurança dos participantes e reforça a importância do equilíbrio entre produção rural e conservação ambiental.
“A presença da PM Ambiental na Agrishow promove o diálogo direto com o produtor rural, combate o crime ambiental e fortalece a rede de proteção à sustentabilidade agropecuária”, afirmou o Comando do 4º BPAmb.