Home Agronegócio

Presença feminina na FENASUCRO & AGROCANA dobra nos últimos sete anos

Neste período, evento se tornou ambiente de negócios e conhecimento, atraindo cada vez mais mulheres do setor de bioenergia

36
Presença feminina cresce na Feira Internacional de Bioenergia
As mulheres têm conquistado mais posições estratégicas em todos os setores da economia, e no mercado de bioenergia não seria diferente. Prova disso é que, nos últimos sete anos, a presença feminina na FENASUCRO & AGROCANA — Feira Internacional de Bioenergia – passou de 11% (2013) para 24% (2019).
“Este é um número expressivo que reflete a estratégia da Reed em tornar a FENASUCRO & AGROCANA um evento focado em negócios com a exposição de alta tecnologia produzida no Brasil para o mundo. Nosso país é referência em energia com a matriz energética mais limpa e sustentável”, afirma Paulo Montabone, Diretor do Portfólio de Energia da Reed Exhibitions. O aumento da participação feminina no mercado é percebido inclusive no time gestor do evento. “Há sete anos éramos todos homens comandando a gestão da feira. Hoje, nosso time é composto por 6 gerentes e destes 4 são mulheres”, completa.

Além de promover um ambiente mais propício à participação das executivas do setor, a organização do evento tem investido em conteúdo técnico de qualidade e ampliado suas ações com foco em oferecer tecnologia, inovações e o que há de mais moderno para o mercado. “A paixão e sensibilidade da mulher em pensar todos os detalhes vem fazendo a diferença. Quando estamos planejando a feira, temos que avaliar todos os pontos de forma minuciosa para transformar aquela estrutura gigantesca em prol de algo maior, que é a superação das expectativas dos nossos clientes e, principalmente, a valorização do setor de bioenergia, futuro da matriz energética em todo o mundo” diz Tatiana Rassini, Gerente de Planejamento Estratégico da Reed Exhibitions para o portfólio de Energia.

A FENASUCRO & AGROCANA vem priorizando ações focadas nas mulheres, como é o caso do Encontro Cana Substantivo Feminino, promovido desde 2015 em todas as edições. Elas passaram a ocupar não só os corredores, já sendo também parte representativa do quadro de palestrantes na grade de conteúdo do evento. “Sinto-me muito feliz por fazer parte de toda essa transformação do nosso setor e me alegro por sermos tantas mulheres neste mercado que sempre foi tão masculino e que mudou tanto, hoje representando o futuro da matriz energética global!” conclui a executiva.

Agroindústria Canavieira

Levantamento realizado pelo Governo do estado de São Paulo, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, aponta que cerca de 50% de pesquisadoras também ocupam cargos de importância dentro do setor de Agricultura. Já dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Esalq-USP) também mostram que de 2004 a 2015, o total de mulheres trabalhando no agro aumentou 8,3% e a participação da mulher no mercado de trabalho do agronegócio cresceu consistentemente no período, passando de 24,1% para 28%.

Alto nível

A FENASUCRO & AGROCANA é o único evento do mundo a reunir inovações, tecnologia e conteúdo técnico voltado exclusivamente para as indústrias bioenergéticas e para alimentos e bebidas, papel e celulose, biodiesel, distribuidoras e comercializadoras de energia.

Realizada pelo CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis) e organizada pela Reed Exhibitions, a feira reúne empresas, governo, universidades e sociedade civil em prol do fomento de negócios, aperfeiçoamento técnico dos profissionais do mercado e valorização das tecnologias mais avançadas em bioenergia do Brasil para o mundo.

Em 2020, a FENASUCRO & AGROCANA acontecerá entre os dias 18 e 21 de agosto, em Sertãozinho (SP).