Nesta quarta-feira (29) o Instituto Pensar Agro (IPA), com sede em Brasília, recebeu o seminário da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), presidida por Paulo Leal.
O presidente da Canasol Luís Henrique Scabello de Oliveira, acompanhado do diretor da entidade Francisco Malta Cardozo, participam do evento.
O evento reuniu as federações de Agricultura de vários estados, a exemplo do PR, SP, MG, BA e de GO, bem como as associações de fornecedores de cana do país, além de senadores e deputados federais.
O futuro do RenovaBio no Governo Lula e o desenvolvimento do hidrogênio verde (a partir da cana-de-açúcar) são alguns dos temas, além das principais pautas do agro junto ao Executivo e ao Legislativo.
O debate começa pelas prioridades do agro no Congresso Nacional sob a ótica do presidente do IPA, o ex-deputado Nilson Leitão. O futuro da Política Federal dos Biocombustíveis (RenovaBio) será abordado logo na sequência pelo Ministério de Minas e Energia. O palestrante será Pietro Mendes, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da pasta.
O segundo momento do seminário será focado no desenvolvimento de novos biocombustíveis. “Hidrogênio verde é nossa expectativa”, disse Leal. O debate será puxado pelo secretário nacional de Planejamento e Transição Energética, Thiago Barral, com o tema o hidrogênio veicular a partir da cana. O desenvolvimento desse tipo de biocombustíveis será abordado pelo chefe da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso.
Levando em conta a relevância da cultura canavieira para implantação do hidrogênio verde e sobretudo para o RenovaBio, que será exposto pelo consultor Carlos Xavier, a temática também será detalhada por Mário Campos, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura. Campos também preside o Fórum Nacional Sucroenergético e a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG).
O seminário técnico da Federação dos Canavicultores será realizado no período da tarde, após a assembleia das entidades associadas à Feplana, que ocorreu no período da manhã.
“À noite, o seminário segue focado na questão política, reunindo vários senadores e deputados para tratar de temas correlatos ao agro e setor canavieiro, como a participação dos produtores de biomassa dos biocombustíveis no RenovaBio e os desafios e o futuro da agroenergia“, ressaltou o presidente da Feplana.