Home Agronegócio

Presidente da Canasol participa do Seminário Feplana no Instituto Pensar Agropecuária (IPA)

Evento reuniu as federações de Agricultura de vários estados, bem como as associações de canavicultores do país, pautado no futuro do RenovaBio e hidrogênio a partir da cana com participação da Embrapa.

55
Cid Caldas (Ministério da Agricultura), Paulo Leal (Presidente da Feplana), Deputado Federal Arnaldo Jardim e Luís Henrique Scabello de Oliveira (Presidente da Canasol) com representantes dos fornecedores de cana da Bahia

Nesta quarta-feira (29) o Instituto Pensar Agro (IPA), com sede em Brasília, recebeu o seminário da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), presidida por Paulo Leal.

O presidente da Canasol Luís Henrique Scabello de Oliveira, acompanhado do diretor da entidade Francisco Malta Cardozo, participam do evento.

O evento reuniu as federações de Agricultura de vários estados, a exemplo do PR, SP, MG, BA e de GO, bem como as associações de fornecedores de cana do país, além de senadores e deputados federais.

O futuro do RenovaBio no Governo Lula e o desenvolvimento do hidrogênio verde (a partir da cana-de-açúcar) são alguns dos temas, além das principais pautas do agro junto ao Executivo e ao Legislativo.

Seminário Técnico da Feplana realizado nesta quarta em Brasília

O debate começa pelas prioridades do agro no Congresso Nacional sob a ótica do presidente do IPA, o ex-deputado Nilson Leitão. O futuro da Política Federal dos Biocombustíveis (RenovaBio) será abordado logo na sequência pelo Ministério de Minas e Energia. O palestrante será Pietro Mendes, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da pasta.

Luís Henrique cumprimentou em nome dos produtores de cana de Araraquara e região a senadora Tereza Cristina pelo trabalho em prol da agricultura

O segundo momento do seminário será focado no desenvolvimento de novos biocombustíveis. “Hidrogênio verde é nossa expectativa”, disse Leal. O debate será puxado pelo secretário nacional de Planejamento e Transição Energética, Thiago Barral, com o tema o hidrogênio veicular a partir da cana. O desenvolvimento desse tipo de biocombustíveis será abordado pelo chefe da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso.

Levando em conta a relevância da cultura canavieira para implantação do hidrogênio verde e sobretudo para o RenovaBio, que será exposto pelo consultor Carlos Xavier, a temática também será detalhada por Mário Campos, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura. Campos também preside o Fórum Nacional Sucroenergético e a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG).

O seminário técnico da Federação dos Canavicultores será realizado no período da tarde, após a assembleia das entidades associadas à Feplana, que ocorreu no período da manhã.

Sardinha (GO), Luís Henrique, Nilson Leitão (Presidente do IPA), Márcio Guapo (Vice-presidente FAEMG), Eduardo Romão (Orplana), Dep. Christino Áureo (RJ)

“À noite, o seminário segue focado na questão política, reunindo vários senadores e deputados para tratar de temas correlatos ao agro e setor canavieiro, como a participação dos produtores de biomassa dos biocombustíveis no RenovaBio e os desafios e o futuro da agroenergia“, ressaltou o presidente da Feplana.