Home Agronegócio

Raffaella Rossetto será uma das personagens do livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC

91
Raffaella Rosseto

Referência em pesquisas voltadas à fertilidade do solo, adubação e nutrição da cana-de-açúcar, a engenheira agrônoma Raffaella Rossetto foi a primeira mulher a integrar a equipe do Programa Cana IAC. E tem acompanhado as mudanças relacionadas à presença feminina na área de pesquisa e desenvolvimento com foco na produção agrícola.

“As atividades nas usinas e a pesquisa agronômica voltada à cana-de-açúcar ocorriam em ambientes predominantemente masculinos em 1994, quando iniciei as minhas atividades no IAC”, recorda Raffaella Rossetto, que é Pesquisadora Cientifica do Centro Cana-de-Açúcar Instituto Agronômico IAC e Chefe do Centro de Pesquisas do IAC em Jaú, SP. Vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo.

As pesquisas de Raffaela se dedicam à uma área fundamental da agricultura: os cuidados com o solo e a nutrição da planta. “O solo é uma das principais reservas da biodiversidade. É moradia de bilhões de microrganismos e de centenas de espécies de organismos. As estimativas mostram que existe mais biodiversidade abaixo da superfície do solo do que acima dela. Um solo fértil é aquele que apresenta, então, não apenas uma boa análise físico-química, mas é aquele que será sustentável por muitos séculos, mesmo sob intensa agricultura”, observa.

Raffaella, a “senhora do solo”,  é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, que será lançado durante o 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP. (Informações Cana On Line)