Home Agronegócio

Relatório alerta para nova ondas de calor no mês de setembro e o eminente riscos de queimadas

Em agosto foram registrados mais de 3.530 focos de incêndio em São Paulo, gerando uma área queimada de 481.290 hectares

0
Setembro pode ser um mês crítico com elevação das queimadas

Relatório elaborado por instituições ligadas ao Governo Estadual – Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola – FUNDAG, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA e Instituto Agronômico – IAC, alerta sobre o risco de incidências de novas queimadas em virtude de novas ondas de calor no mês de setembro.

O documento aponta que no mês de agosto foram contabilizados 3.530 focos de incêndio, gerando uma área queimada de 481.290 hectares, impactando diretamente 8.049 propriedades rurais e diversos setores da sociedade, com formação de pluma de fumaça com área de topo com mais de 17,3 milhões de hectares.

De acordo com o documento, boletins climáticos já antecipavam as condições de risco favoráveis para o surgimento de focos de incêndio nesse período. Em especial, no dia 23 de agosto, “com temperaturas máximas absolutas chegando a 47°C, umidades relativas mínimas absolutas chegando a menos de 14%, estiagem com mais de 100 dias para certas localidades, e ventos fortes de entrada de frente fria, os focos de incêndio se alastraram com grande velocidade e intensidade”, afirma o relatório.