
Por meio de Comunicado ao Mercado, a Usina São Martinho que mantém uma das suas unidades em Américo Brasiliense – antiga Usina Santa Cruz – informa aos acionistas e ao mercado sobre o incêndio que atingiu a caldeira dentro do parque industrial da Usina Iracema.
O incêndio, segundo o Comunicado, ocorreu no domingo, dia 23 de março.
O que diz a São Martinho no Comunicado:
“As chamas foram combatidas pelas brigadas de incêndio da Companhia com apoio de equipes locais, sem registro de vítimas ou impactos em outros ativos.
A Companhia já acionou a Apólice de Seguros que abrange danos materiais e lucros cessantes.
O impacto do incêndio paralisou uma caldeira para Safra 2025/26 e poderá reduzir em até 30% a capacidade de produção diária na unidade, com moagem estimada de aproximadamente 2,4 milhões de toneladas em referida safra.
Tal impacto é restrito à Unidade Iracema na Safra 2025/26.
PREVISÃO
Tendo como base as informações disponíveis até o momento, a expectativa de produção consolidada da São Martinho S.A. para a Safra 2025/26 é de 1.150 mil m³ de etanol e 1.570 mil toneladas de açúcar.
O Guidance oficial para Safra 2025/26, com maior assertividade e detalhamento, será divulgado em 23 de junho de 2025 junto com as Demonstrações Financeiras Anuais.
A Companhia diz que, segue avaliando os impactos do ocorrido e atualizará os acionistas e o mercado, se necessário.
O GRUPO EMPRESARIAL
O Grupo São Martinho está entre os maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, com capacidade aproximada de moagem de 22 milhões de toneladas de cana (20 milhões de capacidade proporcional à participação acionária). Possui quatro usinas em operação: São Martinho, em Pradópolis; Iracema, em Iracemápolis; Santa Cruz, localizada em Américo Brasiliense (SP) e Boa Vista, em Quirinópolis (GO), esta última uma joint-venture com a Petrobras Biocombustível