Home Agronegócio

Seja um produtor urbano e faça colheita em seu apartamento

Confira as dicas de cultivos de plantas frutíferas que se adaptam mesmo em espaços limitados

487
Algumas espécies de plantas frutíferas se adaptam perfeitamente ao cultivo em vasos

O produtor rural dá um duro danado no campo para garantir alimento fresco na mesa do brasileiro. Ele trabalha de sol a sol e merece todo o nosso respeito. Quem sempre sonhou em ter sua própria fazenda pode matar a vontade cultivando em casa, mesmo em ambientes pequenos.

Com planejamento, paciência e algumas dicas, dá para plantar sua fruta preferida num vaso dentro do apartamento e colher em pouco tempo. Não dá para produzir em grande escala, mas dá para sentir o prazer de comer uma fruta ou salada que você mesmo plantou.

O que se pode cultivar?

Algumas espécies de plantas frutíferas se adaptam perfeitamente ao cultivo em vasos. É o caso de pés de jabuticaba, pitanga, limão, laranja e amora. Algumas verduras e temperos também se adaptam bem a esse tipo de cultivo.

O que é preciso?

Em primeiro lugar, deve-se escolher um espaço que receba luz e que ofereça fácil escoamento de água (varanda ou área de serviço, por exemplo).

Semente ou muda?

Apesar de rolarem muitos vídeos na internet nos quais a pessoa cultiva as plantas a partir da semente da fruta que acabou de consumir, esse processo é muito mais longo. O ideal é adquirir as mudas em lojas especializadas de plantas e jardinagem. Elas inclusive já podem vir enxertadas e adaptadas para ambientes internos ou pequenas varandas .

Cuidados

?️ Vento demais atrapalha. Ele pode derrubar os botões de flores, e aí, lá se vai sua produção, produtor urbano! Por isso, identifique um local que não receba rajadas vento frequentes.

Troca de vaso. Ao mudar a planta para outro vaso, mantenha a porção de terra ou extrato de solo que estiver em volta das raízes. O ideal é um vaso de cimento com, no mínimo, 50 centímetros de altura, e com furo na parte inferior para o escoamento da água.

Terra sadia, planta sadia. Certifique-se que está adquirindo um substrato sadio, livre de possíveis pragas ou doenças. Isso permitirá o melhor desenvolvimento da sua fruteira

Irrigação. Em locais ou épocas frias, molhe duas vezes por semana. Nos dias mais quentes, três vezes, sem encharcar a terra. Recomenda-se molhar apenas a terra.

Nutrição: Como um ser vivo, a planta depende de mais fonte de alimentos. Nas casas de jardinagem, há opções de fertilizantes para o solo práticas e fáceis de usar e para serem aplicados nas folhas.

Cultivador high-tech

Para aqueles que querem mais praticidade, já existe tecnologia que permite que mesmo quem não tem muito talento agrícola possa garantir sua colheita. São as hortas inteligentes. A startup carioca Brota lançou um aparelho automatizado que cultiva as plantas sem a necessidade de prática ou habilidade.

Mas nesse caso, você colhe hortaliças de pequeno porte como alface, rúcula, hortelã, cebolinha e salsa. O equipamento funciona com cápsulas de sementes. Basta escolher a planta desejada, encher de água e esperar para colher. O aparelho também irriga sempre que necessário, mantém a temperatura favorável para o desenvolvimento da muda e fornece todos os nutrientes para as plantas.

  • Com informações AgroSaber