Home Agronegócio

Senar e Sindicato Rural realizam curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas

Por cinco dias trabalhadores da Fazenda Maringá, pertencente a Citrosuco, se envolveram em um programa de capacitação organizado para dar a cada um - formação técnica nas suas operações com tratores agrícolas

255
Curso foi requistado para capacitar trabalhadores que operam com tratores agrícolas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), por meio do Sindicato Rural de Araraquara, realizou em setembro, no período de 20 a 24, o curso de Capacitação em Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, voltado para os trabalhadores rurais. O programa foi requisitado pela Citrosuco visando atender a Fazenda Maringá, em Gavião Peixoto.

Como foi explicado pelo instrutor Marcelo Perrone este curso possibilita a capacitação dos agricultores para a operação de tratores agrícolas em operações de preparo de solo, como aração, gradagem, roçagem, entre outras formas, bem como orienta os alunos para a correta condução das máquinas, e os cuidados tanto nas operações como na manutenção das máquinas agrícolas, com troca de filtros, lubrificação e mecânica.

Os participantes do curso na Fazenda Maringá

Segundo o coordenador regional do Senar, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, além de dar capacitação técnica e conhecimento prático aos alunos, o curso possibilita ao trabalhador atuar em diferentes áreas tendo uma visão ampla e diferenciada em relação a área rural.

Perrone explicou que a manutenção é o conjunto de operações realizadas, visando à conservação do trator de forma a mantê-lo em condições de uso. “Quando realizada no período certo e de forma correta, a manutenção garante um melhor aproveitamento da máquina e maximiza sua vida útil, resultando em operações com qualidade e menor custo operacional”.

Aula teórica na fazenda

Indagado por um dos participantes do programa de treinamento sobre o período de manutenção preventiva de tratores agrícolas, ele explicou que “pode variar de marca para marca, portanto, o manual do operador deve estar sempre à mão. Não foi considerado aqui quando se fazer a manutenção, e sim como se fazer, destacou.

Na verdade, completou o instrutor, o trator agrícola é formado por vários componentes, com funções específicas de transformação e transferência de energia para sua locomoção e movimentação das máquinas e implementos nele acoplados: “É um trabalho que se completa com técnicas diferenciadas e que só mesmo o trabalho continuado vai possibilitar a experiência”, concluiu.