
Em mais uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e Prefeitura de Araraquara, chega ao bairro Vale do Sol no dia 5 de novembro a Feira do Produtor Rural a partir das 17h.
De acordo com João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do Senar, serão seis estandes de produtos direto do campo para a mesa do consumidor. “Produtos de qualidade, onde seis famílias que trabalham nos campos, poderão vender sua produção semanalmente, direto ao consumidor final”, ressaltou João.
A praça que fica em frente ao Cemitério das Cruzes, mais conhecido como Britos, é um ponto estratégico, onde abrange também toda a área de condomínios. Ponto este, onde há poucos comércios, facilitando agora aos moradores da região acesso a verduras e legumes de qualidade.

Todos os feirantes passaram por curso de formação, ministrado pelo Senar, em parceria com o Sindicato Rural e, como diferencial, a feira apresenta uma proposta de sustentabilidade. Durante o curso do Senar, os produtores confeccionaram com bambu os seus próprios estandes de comercialização.
Vale ressaltar que as Feiras do Produtor têm se consolidado como uma importante estratégia de comercialização a estes pequenos produtores, garantindo renda e proporcionando um comércio justo, ao eliminar a figura dos intermediários e permitindo que os lucros sejam do produtor.
Também permitem a comercialização de produtos da própria localidade, incentivam a produção de alimentos saudáveis e favorecem a permanência das famílias no campo.
Para o consumidor, a feira é uma oportunidade de adquirir produtos de qualidade, com o menor preço e manter o contato direto com quem produziu.
