Início Agronegócio

Sindicato Rural de Araraquara comemorou o Dia do Agricultor

Evento que sempre congregou cerca de 600 produtores rurais, nesta temporada por conta da pandemia, teve que ser realizado de forma online mantendo contudo sua tradição

25
Padre Luiz Antenor e a cerimônia religiosa realizada no Dia do Agricultor

O Dia do Agricultor que por mais de 20 anos é organizado em Araraquara pelo Sindicato Rural, em 2020 teve que alterar o seu perfil; o último, em 2019, foi comemorado no Salão de Festas do Lar Nosso Ninho, na Rodovia Manoel de Abreu. Este de 2020, por força da propagação do coronavírus, aconteceu no auditório da entidade com a presença das entidades parceiras.

O presidente Nicolau de Souza Freitas, do Sindicato Rural como anfitrião acolheu a todos num ambiente adaptado às determinações da Organização Mundial da Saúde: a obrigatoriedade de máscaras, higienização com o uso de álcool em gel e o auditório vazio como até então nunca havia ocorrido.

“Foi a forma que encontramos para comemorar a data, respeitando as regras da Saúde Pública”, comentou o dirigente logo na abertura do evento que foi transmitido ao vivo pelo facebook do Portal RCIA. O evento não durou mais que 40 minutos e nele o dirigente do Sindicato Rural explicou que – era um jeito de não se perder a tradição e manter proximidade com o produtor rural.

Participaram da cerimônia representantes da Canasol (Presidente Luís Henrique Scabello de Oliveira), Senar-SP (João Henrique de Souza Freitas), Sindicato Rural de Araraquara (Marcelo Xavier Benedette), Fundação Itesp (Mauro Cavichiolli), Sebrae (Luciane Girasolo), CDRS (Heraldo Antonio Nuncio), Coordenadoria da Municipal da Agricultura (Silvani Silva).

Falando em nome da FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), Nicolau de Souza Freitas, comentou as dificuldades enfrentadas pelos produtores nestes tempos de pandemia: “Todas as categorias foram afetadas pela propagação do vírus, umas mais, outras menos. Acabamos fazendo parte deste contexto, mas não é a primeira vez que os produtores tem encontrado dificuldades para manter suas atividades. Há que se louvar o trabalho desta gente que com sacrifício coloca o alimento em nossas mesas”, disse o dirigente em nome do presidente da Federação da Agricultura, Fábio Meirelles.

O presidente da Canasol, Luís Henrique Scabello de Oliveira, destacou o trabalho do agricultor de forma sintetizada: “Se o homem do campo não existisse, o homem da cidade não sobreviveria; por trás do desenvolvimento de uma cidade existe alguém muito pouco reconhecido, mas de grande importância para o dia-a-dia de cada habitante deste mundo”.

Os representantes das demais entidades fizeram uso da palavra, unânimes em destacar o trabalho do produtor rural, sendo finalizada a cerimônia com a linda mensagem do padre Luiz Antenor Botelho e também a benção pelo Dia do Agricultor.

Assista o evento no vídeo abaixo.