O presidente do Sindicato Rural de Araraquara, Nicolau de Souza Freitas e o seu diretor financeiro Marcelo Xavier Benedette, convidados pela Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, participaram na semana passada do Circuito Técnico de Soja, que tem o propósito de apresentar aos agricultores novas cultivares, técnicas de manejo, tratamentos e tecnologias voltadas para a alta rentabilidade na produção do grão, presentes no portfólio da cooperativa.
“A cooperativa cresceu e está presente em várias regiões, utilizando diferentes tecnologias de cultivo de soja, seja em plantio direto com cana, plantio convencional, no cerrado ou em rotação com outras culturas. O Circuito é uma oportunidade para os produtores conhecerem as melhores práticas e os tratamentos mais adequados para cada situação e região”, disse na oportunidade o gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Coopercitrus, André Rossi.
O encontro foi realizado a fazenda Santa Helena Adner Barros Lelis, em Guaíra, SP. Até março, serão realizados 50 encontros em diferentes cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Neles, os produtores rurais poderão conferir o desempenho de diferentes cultivares de soja em campo, com apresentação sobre diferentes tecnologias e técnicas de manejo aplicadas. A expectativa é atingir três mil agricultores.
Deste evento também tomaram parte o deputado federal Arnaldo Jardim e a deputada estadual Graciela de Lourdes David Ambrósio, ou Delegada Graciela, que é bacharel em Direito e foi vereadora em Franca por três mandatos consecutivos. Hoje a deputada tem sua base política instalada naquela região.
O evento Circuito da Soja é realizado pela Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro (SP), sendo a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil em fornecimento de insumos, máquinas, implementos e suporte técnico. Com mais de 38 mil cooperados e unidades de negócios em 67 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, a Coopercitrus tem como propósito oferecer soluções integradas para que seus cooperados cresçam como um todo.
Sobre o acontecimento, o presidente do Sindicato Rural, Nicolau de Souza Freitas salientou que – na atualidade o cultivo de soja está entre as principais atividades dos produtores rurais e dos cooperados da Coopercitrus. “Em cada região, os produtores rurais adotam diferentes técnicas seja para a cultura principal seja para a reforma de canaviais. Nós estamos aqui, reunidos na Fazenda Santa Helena, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos entre os produtores, disseminar boas práticas e conhecer novas tecnologias que aumentem a produtividade em campo”, comentou o dirigente.
Para Marcelo Xavier Benedette, diretor financeiro do sindicato, a missão na verdade é padronizar as informações e levar o melhor resultado ao produtor. A missão está cumprida e os resultados estão vindo com as colheitas, pelo que temos conhecimento Acredito muito que, nos próximos anos, com o desenvolvimento cada vez maior dos eventos, os produtores terão mais rentabilidade. E isso para nós é importante pois temos a Coopercitrus em Araraquara, para dar o apoio”, completou Marcelo.