Home Agronegócio

Sindicato Rural e Senar entregam kits para testagem da covid em Nova Europa e Gavião

Nesta segunda-feira mais dois municípios da nossa região, que integram a base territorial do Sindicato Rural de Araraquara receberam 600 kits para testagem rápida da covid. Ao todo cinco cidades já foram beneficiadas, além da testagem feita em produtores e trabalhadores rurais de Araraquara.

146
Cassetes que fazem parte do kit já foram distribuídos em cinco municípios, incluindo Araraquara

O Sindicato Rural de Araraquara e o Senar-SP, entregaram nesta segunda-feira (22) nos municípios de Gavião Peixoto e Nova Europa novos lotes de kits contendo testes rápidos para covid-19. A iniciativa possibilita ao sindicato contribuir com as prefeituras, que assim poderão a testagem da população.

Ação semelhante, diz Marcelo Xavier Benedette, diretor tesoureiro do sindicato, já foi realizada em Santa Lúcia, Rincão e Boa Esperança do Sul no começo do mês; dos gestores públicos recebemos elogios, pois a iniciativa tem profundo apelo social, beneficiando as comunidades: “Sabemos que as prefeituras já fizeram grandes investimentos no combate à pandemia e se cada um ajudar um pouco logo serão muitas as manifestações de apoio”.

Marcelo Benedette (diretor do sindicato), a médica Talita Paula Martins, vice-prefeito Damiano Neto e o presidente do Sindicato Rural Nicolau de Souza Freitas

Os testes foram adquiridos pelo Sindicato Rural de Araraquara em parceria com o Senar-SP para testagem dos produtores e trabalhadores rurais do município; posteriormente, com o auxílio das secretarias ou coordenadorias de saúde de cidades menores, os kits passaram a ser utilizados como forma de diagnosticar possíveis casos de contaminação pelo coronavírus.

Em Gavião Peixoto a entrega foi feita ao prefeito Adriano Massao que ao receber os 300 kits, destacou a importância do gesto praticado pelo sindicato e o Senar. Atitudes assim demonstram a força da união neste momento, argumentou. Gavião, com pouco mais de 5 mil habitantes, já teve 8 óbitos decorrentes da codi-19 e mais de 700 casos, desde que começou a pandemia.

Prefeito de Gavião, Adriano Massao, recebendo a doação feita pelo Sindicato Rural e Senar

Em Nova Europa, Marcelo Benedette fez a entrega dos kits ao prefeito  Luiz Carlos dos Santos que estava acompanhado da sua vice Lidiane Luize Rodrigues. No município são cerca de 800 casos e 16 óbitos. O município tem 11 mil habitantes.

COMO FUNCIONA

O teste rápido para covid-19 consiste num cassete de plástico (similar àqueles de testes de gravidez encontrados em farmácias) com um pequeno poço onde se coloca algumas gotas de sangue da pessoa a ser testada. O sangue passa, então, por uma fita absorvente que o leva até a área onde está o reagente.

O reagente é uma substância que, quando entra em contato com os anticorpos muda de cor, indicando a presença deles  na amostra avaliada. Caso a pessoa tenha produzido anticorpos para o novo coronavírus, duas faixas coloridas aparecerão no mostrador e o resultado é positivo. Caso o sangue não apresente anticorpos, aparece apenas uma faixa e o resultado é negativo. Se o mostrador continuar branco, o teste deu errado e deve ser refeito.

Os principais pontos positivos do teste rápido são: a velocidade, o resultado sai em poucos minutos e a praticidade, pois pode ser realizado em qualquer lugar facilmente.

Entrega dos kits em Nova Europa ao prefeito Luiz Carlos dos Santos

OS RESULTADOS

Os testes atuais avaliam a presença de dois tipos de anticorpos diferentes, IgG e IgM. O significado do teste depende de quais dessas proteínas foi identificada.

Quando o resultado é positivo apenas para IgM, significa que a pessoa está ou esteve recentemente infectada. Quando o resultado é positivo para IgG significa que a pessoa já entrou em contato com o vírus no passado.

Vale ressaltar que o resultado positivo para anticorpos não significa que a pessoa está com o vírus no momento do teste pois tanto a IgM e, especialmente, a IgG permanecem presentes no sangue por longos períodos após o fim da infecção.