Home Agronegócio

Sindicato Rural e Senar realizam curso para operação e manutenção de tratores agrícolas

Programa aconteceu na Fazenda Entre Rios, unidade da Citrosuco que fica na Estrada Municipal de Boa Esperança. O grupo de trabalhadores aprendeu técnicas operacionais em máquinas de última geração, de forma gratuita, graças a parceria entre o Senar e o Sindicato Rural de Araraquara.

89
O interesse dos alunos em receber conhecimentos sobre a operacionalização em máquinas sofisticadas

No período de 17 a 21 de outubro 10 trabalhadores da Fazenda Entre Rios, em Gavião Peixoto, unidade que pertence a Citrosuco realizaram curso de operação e manutenção de máquinas agrícolas. O programa teve como instrutor o técnico agrícola Ricardo Fernando Moura que também vem cursando Gestão em Agronegócio.

Segundo ele, o comprometimento dos alunos com o curso foi total, sendo observado o empenho e a dedicação, o que demonstrou o interesse de cada um em ampliar os conhecimentos.

Aos trabalhadores e alunos Moura explicou que entre os profissionais que são imprescindíveis no campo, estão os tratoristas e operadores, que possuem um papel importante na propriedade. “Eles conduzem as máquinas e outras ferramentas para atingir máxima eficiência e economia, razão pela qual as empresas têm buscado trabalhadores qualificados”, salientou.

Dada a importância deste profissional, é importante contar com um operador qualificado e capacitado nas competências teóricas e práticas da profissão.

Quando questionado sobre o avanço tecnológico das máquinas e o envolvimento dos alunos em querer aprender os passos dados pela modernidade, Moura argumenta que – no caso do curso realizado na Fazenda Entre Rios foi notado acentuando interesse deles em aprender, havendo muita atenção nas explicações dadas.

O instrutor com os alunos no encerramento do curso

Eles sabem, disse o instrutor, que o mercado na atualidade quer estar comprometido com bons profissionais pois esse conhecimento vai favorecer a empresa que certamente terá um bom operador, que saberá cuidar da sua ferramenta de trabalho, gerando economia na manutenção e lucratividade na produção. Além disso, há a ascenção profissional.

O coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas que acompanhou o desenrolar do curso reafirma o objetivo de Moura, destacando que os conhecimentos são mais importantes devido às altas tecnologias que as máquinas agrícolas possuem e, para operá-las, o profissional deve possuir conhecimentos técnicos para que possa explorar todas as funcionalidades agregando rentabilidade e economia aos processos que envolvem a safra.