Home Agronegócio

Sindicato Rural participa de palestra na Coplacana em Araraquara

O evento foi organizado para mostrar alternativas e a otimização do uso de fertilizantes para a cana-de-açúcar

240
Participantes do evento na Coplacana

Os diretores do Sindicato Rural de Araraquara, Nicolau de Souza Freitas (presidente) e Marcelo Xavier Benedette (tesoureiro), participaram nesta sexta-feira (11) de palestra organizada pela Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), primeira cooperativa de plantadores de cana a ser fundada no estado, em 1948, com o objetivo de oferecer insumos e assistência ao produtor rural.

A matriz da cooperativa está localizada em Piracicaba, contudo mantém sua filial em Araraquara para atendimento aos produtores rurais.

O evento da Coplacana de Araraquara foi em parceria com a Stoller, pioneira na pesquisa em fisiologia vegetal e nutrição, com soluções que ampliam o equilíbrio hormonal das plantas, tornando-as mais resistentes ao estresse e mais fortes durante todo o ciclo de vida. Sendo assim o tema da palestra nesta sexta foi sobre alternativas e otimização do uso de fertilizantes para a cana-de-açúcar.

Os participantes do encontro acompanharam a palestra do professor Pedro Luz, ficando espaço aberto para a exposição do tema e perguntas ao palestrante que tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição mineral de cana-de-açúcar, pastagem e cereais; tecnologia de aplicação de fertilizantes; corretivos e utilização de resíduos industriais.

Marcelo e Nicolau são recebidos para a palestra na cooperativa

O presidente Nicolau de Souza Freitas, durante o evento destacou o papel da Coplacana dentro do agronegócio, buscando sempre disponibilizar informações e orientações ao homem do campo: “Vivemos um período de transformação agricultura e as inovações sempre vão nos auxiliar para alcançarmos uma cultura que segue os padrões da modernidade, graças ao avanço da tecnologia”, ressaltou o presidente.

O papel da Stoller neste caso, completou Nicolau de Souza Freitas, é fazer com que o produtor tenha plantas menos suscetíveis a doenças e com maior capacidade de adaptação às condições climáticas.

Já o diretor de finanças do sindicato, Marcelo Xavier Benedette, como plantador de cana na região de Gavião Peixoto, justificou que “em uma palestra como essa o produtor acaba recebendo informações detalhadas sobre o desenvolvimento da cana e as orientações que podem ser aplicadas de forma prática e dinâmica. “Hoje, nós que temos essa convivência com o plantio precisamos saber onde encontramos as deficiências que podem acometer a lavoura de cana-de-açúcar, bem como as formas de identificar cada uma delas. Com essas orientações encontramos soluções adequadas que vão permitir a longevidade do canavial.”

O programa foi encerrado com almoço de confraternização na Churrascaria Ponto Grill.