Home Agronegócio

Sindicato Rural participa do Encontro Estadual de Coordenadores do Senar SP

O evento reuniu mais de 200 coordenadores de todo o Estado para palestras técnicas sobre diversos temas, com o objetivo de promover o intercâmbio de informações e melhorias nos resultados. O Sindicato Rural de Araraquara foi representado pelo coordenador regional, João Henrique de Souza Freitas

76
Abertura do encontro feita pelo presidente da Faesp, Fábio Meirelles

Realizado ao longo da semana passada, terminou na sexta-feira (24) o Encontro Estadual de Coordenadores do SENAR-SP, que aconteceu no Hotel Fazenda Areia Que Canta, em Brotas (SP). Com o Slogan “Eu sou a força que vem do campo”, o SENAR-SP promoveu uma semana de intercâmbio de experiências entre os técnicos e os mais de 200 coordenadores de todo o Estado, além de lideranças e gestores ligados ao agronegócio, integrantes da rede sindical e membros da diretoria e superintendência do Sistema FAESP/SENAR-SP e do SEBRAE- SP.

O Sindicato Rural de Araraquara foi representado na oportunidade pelo seu vice-presidente e coordenador regional do Senar, o engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas. Para ele, a oportunidade foi de renovação dos conhecimentos e de interação entre todos aqueles que têm a responsabilidade de organizar e executar a grade cursos estabelecida pelo órgão.

A programação oficial foi aberta com o pronunciamento do presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP, Fábio de Salles Meirelles, que chamou a atenção para um dos principais objetivos do Encontro: “Estamos aqui para reforçar o espírito de união que sempre manteve forte o nosso setor e a nossa Federação. Juntos, seguimos vencendo desafios e gerando novas oportunidades para o agronegócio paulista e brasileiro”, declarou.

Coordenadores acompanhando as palestras

Também participaram o Tirso de Salles Meirelles, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP e vice-presidente da FAESP e Aldo Dalasta, presidente do Sindicato Rural de Brotas. “Nosso objetivo aqui é nos unir ainda mais e fortalecer nossas atividades na base. Os coordenadores são fundamentais na atuação do SENAR-SP, da FAESP, do SEBRAE, na sustentabilidade da cadeia produtiva e, inclusive, dos sindicatos, que são articuladores e realizadores de todas as nossas ações”, disse o vice-presidente da FAESP.

Divididos em grupos, durante quatro dias os coordenadores assistiram as apresentações de gestores e técnicos do Sistema FAESP/SENAR-SP sobre diversos temas. O objetivo do Encontro foi promover a troca de experiências entre os participantes, despertar para a valorização de lideranças e colaboradores, além de criar sensibilização e impacto emocional. Foi também a oportunidade de promover debates, em um forte espírito de união e conexão em torno do interesse comum de aumento da performance e eficiência de resultados.

Para Manuela Alves, coordenadora do Sindicato Rural de São José dos Campos, essa experiência proporcionou algo que considera totalmente relevante nos programas oferecidos pelo SENAR-SP. “Desde que eu comecei a atuar, uma coisa que me motiva é o fato de conseguir ver as pessoas crescendo através dessas qualificações, seja em nível profissional ou social, dentro da comunidade e de organizações. É uma experiência gratificante, porque eu acredito muito no projeto do SENAR-SP. É uma ponte de educação, de conhecimento e de conscientização sobre o potencial que tem o meio rural do nosso país”, comentou

Tiago Stabile, coordenador do SR de Nuporanga, agradeceu a oportunidade de verdadeira imersão que o Encontro proporcionou, no contato com os técnicos e na troca de experiências com outros coordenadores de diferentes regiões. “Atuando como coordenador, e por meio dos programas do SENAR-SP, eu sempre digo que podemos mudar vidas, porque o conhecimento não tem fronteiras. É uma grande oportunidade que o Sistema FAESP/SENAR-SP e o SEBRAE oferecem de levar o conhecimento para o homem do campo, para o trabalhador. É muito gratificante quando, ao final de um curso, as pessoas agradecem o excelente conhecimento que obtiveram”, disse.

Coordenador Regional do Senar João Henrique de Souza Freitas, também vice-presidente do Sindicato Rural

PRIMEIRO CICLO DE PALESTRAS: OS PROGRAMAS DO SENAR SP

As palestras técnicas foram apresentadas por Jair Kaczinski, gerente técnico do SENAR-SP, que falou sobre o Programa de Assistência Técnica Gerencial (ATeG); Teodoro Miranda, chefe da área de Formação Profissional Rural do SENAR-SP, que apresentou os novos cursos do SENAR-SP e os programas no formato EAD; Claudete Morandi, chefe da área de Promoção Social do SENAR-SP, que trouxe os resultados dos projetos AlimentAção, das áreas de esporte e lazer, além de destacar o programa Viola Caipira e o novo curso de macramê.

Ainda nesse primeiro ciclo de palestras, Michelle Sabino, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos, abordou o tema: ALI Rural – Agente Local de Inovação; Roberto Duarte, gerente de Serviço de Saúde / Programa Promovendo a Saúde no Campo, falou sobre projetos na área da saúde do SENAR-SP; e Maria Lucia Ferreira, diretora da FAESP e chefe do Departamento da rede sindical, trouxe o tema da estrutura e importância da rede sindical.

SEGUNDO CICLO: FOCO NA GESTÃO E NEGÓCIOS

A segunda rodada de palestras foi aberta por Sergio Oliveira, gerente administrativo e financeiro do SENAR-SP, que trouxe os resultados, processos e a prestação de contas; por sua vez, Carlos Nivan e Fernando Alves abordaram temas da área jurídica do SENAR-SP, destacando o papel institucional do Coordenador; Elaine Montano, chefe do departamento de informática do SENAR-SP, ao lado de Andrea Gonçalves, analista de suporte sênior, apresentaram as funcionalidades do Outlook e do WhatsApp e o novo portal do Sistema FAESP/SENAR-SP; Daniela Godoy, chefe do Departamento de Comunicação e Imprensa abordou a importância da comunicação institucional e das mídias digitais; por fim, Marco Junior Ayub, superintendente do Centro da Agricultura do Estado de São Paulo (CAESP), tratou da sustentabilidade da Rede Sindical, apresentando novos negócios, oportunidades, serviços e parceiros do CAESP.

O evento foi encerrado por Mario Antônio Biral, superintendente do SENAR-SP, que destacou a importância da integração dos técnicos do SENAR-SP e coordenadores em prol do fortalecimento da rede sindical e agradeceu a oportunidade de promover essa tão importante troca de conhecimentos.