Ao longo de um ano, a iniciativa contou com cerca de 400 conteúdos produzidos na televisão e no site, além da Caravana Família Nação Agro, que percorreu 60 cidades do interior de São Paulo.
No total, foram 35 mil quilômetros percorridos — quase uma volta completa em torno planeta — e 6.000 produtores rurais participando do evento itinerante. O objetivo foi apenas um: levar capacitação e informação técnica.
Para comemorar o resultado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP), em parceria com o Canal Rural, promove o Primeiro Encontro Família Nação Agro, para fazer um balanço dos 12 meses de projeto em Bauru (SP).
O grande dia será transmitido pela televisão e pelo Facebook do Canal Rural a partir das 9h deste sábado, 28. Na ocasião, serão abordados temas como alternativas de comercialização de produtos agrícolas, iniciativas empreendedoras, Selo Arte e segurança no campo.
O grande destaque do dia deve ser a divulgação de um documento chamado “Carta de Bauru”, que reúne as principais necessidades dos produtores rurais do estado e resume as reivindicações dos produtores atendidos pelo projeto. Depois de lido, o material será enviado ao governador de São Paulo, João Doria, e ao presidente Jair Bolsonaro.
CARAVANA FAMÍLIA NAÇÃO AGRO
A passagem por mais de 60 municípios de São Paulo, um deles Araraquara por força do Sindicato Rural, presidido por Nicolau de Souza Freitas, o evento itinerante abordou temas como rastreabilidade de frutas e hortaliças, adequação às instruções normativas do leite, recuperação de pastagens e regulamentação ambiental. Os palestrantes também abordaram temas mais amplos, como empreendedorismo e sucessão familiar.
“Cada destino era uma demanda diferente com relação aos temas. Quem ditava as necessidades dos produtores eram os sindicatos rurais, que foram nossos grandes parceiros”, comenta a coordenadora do Projeto Família Nação Agro, Andrea Russo.
SOBRE O PROJETO
O Projeto Família Nação Agro nasceu de uma iniciativa do Senar São Paulo. Em parceria com o Canal Rural, a entidade tem a proposta de capacitar, promover e incentivar o trabalho do produtor rural paulista. Por meio de reportagens, entrevistas e conteúdos nas redes sociais, o projeto aborda, de maneira simples e didática, os principais temas de interesse do homem do campo.