Início Agronegócio

 Sindicato Rural participa em Bauru do Projeto Família Nação Agro

Iniciativa contou com 400 conteúdos produzidos, além da Caravana Família Nação Agro, que percorreu 60 municípios paulistas neste sábado está em Bauru. Lá estará o presidente Nicolau de Souza Freitas para participar do encontro

437
Presidente do Sindicato Rural, Nicolau de Souza Freitas com o presidente do Sebrae, Tirso Meirelles, na passagem da Família Agro por Araraquara em julho

Ao longo de um ano, a iniciativa contou com cerca de 400 conteúdos produzidos na televisão e no site, além da Caravana Família Nação Agro, que percorreu 60 cidades do interior de São Paulo.

No total, foram 35 mil quilômetros percorridos — quase uma volta completa em torno planeta — e 6.000 produtores rurais participando do evento itinerante. O objetivo foi apenas um: levar capacitação e informação técnica.

Para comemorar o resultado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP), em parceria com o Canal Rural, promove o Primeiro Encontro Família Nação Agro, para fazer um balanço dos 12 meses de projeto em Bauru (SP).

O grande dia será transmitido pela televisão e pelo Facebook do Canal Rural a partir das 9h deste sábado, 28. Na ocasião, serão abordados temas como alternativas de comercialização de produtos agrícolas, iniciativas empreendedoras, Selo Arte e segurança no campo.

O grande destaque do dia deve ser a divulgação de um documento chamado “Carta de Bauru”, que reúne as principais necessidades dos produtores rurais do estado e resume as reivindicações dos produtores atendidos pelo projeto. Depois de lido, o material será enviado ao governador de São Paulo, João Doria, e ao presidente Jair Bolsonaro.

CARAVANA FAMÍLIA NAÇÃO AGRO

A passagem por mais de 60 municípios de São Paulo, um deles Araraquara por força do Sindicato Rural, presidido por Nicolau de Souza Freitas, o evento itinerante abordou temas como rastreabilidade de frutas e hortaliças, adequação às instruções normativas do leite, recuperação de pastagens e regulamentação ambiental. Os palestrantes também abordaram temas mais amplos, como empreendedorismo e sucessão familiar.

“Cada destino era uma demanda diferente com relação aos temas. Quem ditava as necessidades dos produtores eram os sindicatos rurais, que foram nossos grandes parceiros”, comenta a coordenadora do Projeto Família Nação Agro, Andrea Russo.

SOBRE O PROJETO

O Projeto Família Nação Agro nasceu de uma iniciativa do Senar São Paulo. Em parceria com o Canal Rural, a entidade tem a proposta de capacitar, promover e incentivar o trabalho do produtor rural paulista. Por meio de reportagens, entrevistas e conteúdos nas redes sociais, o projeto aborda, de maneira simples e didática, os principais temas de interesse do homem do campo.