Home Agronegócio

Técnicas de combate a incêndios capacitam trabalhadores rurais na Fazenda Maringá

Com uma estiagem que supera os anos anteriores o Sindicato Rural e o Senar socorrem usineiros e produtores rurais com cursos específicos que formam profissionais que atuarão  no combate a incêndios nas propriedades.

65
Participantes do curso ao lado do instrutor Eduardo e do coordenador do Senar, João Henrique

Nos dias 21 e 22 de julho aconteceu na Fazenda Maringá, em Nova Europa, propriedade da Citrosuco, o Curso Incêndio – Prevenção e Combate no Campo, onde as técnicas passadas aprimoram o desempenho já realizado pelos trabalhadores. O momento, segundo o engenheiro agrônomo e coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas, é importante, pois vai ao encontro das necessidades dos produtores rurais neste período de estiagem.

“Face a evidência de casos de incêndio na vegetação, cresce a necessidade dos treinamentos de proteção, onde a sua importância está inclusa nas normas regulamentadoras, que deixa claro como evitar ou minimizar os princípios de incêndios, como também adotar o método correto de combater o incêndio, propriamente dito, explica o coordenador.

O fogo está acabando com o meio ambiente

Segundo ele, cada dia cresce o número de casos de incêndios na vegetação, devido o despreparo muito natural do trabalhador rural e das empresas na prevenção e combate a incêndio, e é lamentável perceber o aumento dos casos que trazem prejuízos enormes tanto a vida humana, quanto aos recursos naturais e ambientais.

João Henrique é incisivo ao dizer que “se todos disponibilizassem um tempo para investir no combate ao incêndio, os índices não seriam tão preocupantes e com tantos danos ambientais e materiais”. Ele se refere às empresas que na maioria das vezes sofrem prejuízos e consequências, pois o curso é totalmente gratuito.

Um dos participantes do curso diz que “o Sindicato e Senar ofereceu durante esses dias, um treinamento muito bom. Acredito que todos nós aprendemos bastante, e estamos levando, coisas novas para a vida, tanto profissional, quanto pessoal, pois ensinamentos nunca é demais. Agradeço bastante a oportunidade, e parabenizo a todos”, comentou.

O professor Eduardo, instrutor do curso, comenta que “para evitar os danos causados pelo fogo é preciso conhecê-lo, compreender o seu mecanismo de atuação e os métodos de prevenção e combate”.

Por essa razão, continua o instrutor, mostramos neste curso como os produtores e trabalhadores rurais podem proteger as propriedades, de forma legal e correta, entendendo como ocorre a combustão e a propagação do fogo, seu comportamento de acordo com o ambiente, seus impactos, linhas de defesa, estratégias de controle, manejo e combate. Mostramos, ainda, que situações de descontrole do fogo podem causar incêndios e atingir grandes áreas de vegetação (flora), seu animais (fauna) e os agentes naturais do solo.