Home Agronegócio

Tereza Cristina tenta abrir mercado no Kuwait

Em viagem pelo Oriente Médio, a comitiva brasileira participou de reuniões com membros do país antes de seguir para os Emirados Árabes Unidos

263

Em busca de fortalecer a parceria comercial e abertura de mercado para os produtos agropecuários brasileiros, a ministra Tereza Cristina faz sua primeira viagem ao Oriente Médio. Entre os dias 11 e 23 de setembro,  visitará quatros países: Egito, Arábia Saudita, Kuwait e os Emirados Árabes Unidos. Em 2018, as exportações agropecuárias para 55 países árabes somaram US$ 16,13 bilhões, o que representa 19% do total das vendas externas do agro brasileiro. O comércio pode crescer ainda mais com investimentos e negócios em toda a cadeia produtiva, como maquinário, estocagem, tecnologia e inovação.

A ministra da agricultura, Tereza Cristina, disse, durante sua viagem ao Oriente Médio, que participou de reunião com a diretora do Comitê Supremo da Autoridade Pública para Segurança Alimentar do Kuwait e com o diretor-geral da Autoridade Pública para a Agricultura e Recursos Pesqueiros do país.

Tereza Cristina disse que essa foi uma oportunidade para debater a abertura de mercado. Ela disse ainda que o fundo de desenvolvimento econômico do país árabe tem interesse em apoiar ações empreendedoras no Brasil.

Na próxima quinta-feira, 19, a ministra da agricultura deve chegar aos Emirados Árabes Unidos, onde vai ficar até o próximo domingo, 22, para encontros com empresários do setor de alimentos e autoridades do país. A ministra partiu no dia 11 deste mês, em comitiva, para o Oriente Médio conversar com líderes de diversos países para negociações comerciais. O primeiro destino foi Egito e na última terça-feira, 17, se reuniu com autoridades da Arábia Saudita. A comitiva deve retornar ao Brasil já na próxima segunda-feira, 23.