
Uma parceria do Sistema FAESP, SENAR e Sindicato Rural de Araraquara possibilitou a realização do curso de capacitação sobre segurança no uso de agrotóxicos, envolvendo as normas regulamentadoras da NR 31.7. O curso que foi realizado entre 13 e 15 de setembro aconteceu na Fazenda Entre Rios, em Boa Esperança do Sul.
O instrutor do Senar, José Pedro Mazzi, argumentou na oportunidade que o trabalhador é capacitado para realizar a prevenção de acidentes de trabalho no campo, de acordo com a legislação trabalhista em vigor, através da manipulação segura de defensivos agrícolas.
É importante mencionar que os cursos do Senar em parceria com o Sindicato Rural de Araraquara são realizados de forma gratuita, pois o objetivo é dar formação aos trabalhadores ou atualizar as técnicas utilizadas na aplicação dos agrotóxicos.
Segundo o engenheiro agrônomo João Henrique Souza Freitas, coordenador regional do Senar SP, esta Norma Regulamentadora tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho.
Para ele, as novas tecnologias possibilitam a produção de fitossanitários mais seguros, mas os trabalhadores do campo têm contato com eles regularmente, por isso precisam ter o conhecimento sobre o uso correto e seguro. Os empregadores rurais têm consciência dessa questão e buscam cada vez mais a capacitação dos trabalhadores.
No encerramento do curso os participantes recebem um certificado de capacitação e se tornam aptos a ingressarem no mercado de trabalho ou então assumirem outra atividade no próprio local onde trabalham.