Home Agronegócio

Trabalhar com roçadeira, missão para quem deseja agregar renda ao salário

O longo período da pandemia afetou o mercado de trabalho. As pessoas tiveram que se moldar aos novos aprendizados e o curso destinado a se operar e dar manutenção a roçadeira abriu as portas para uma atividade importante

487
As mulheres também participam do curso de roçadeira buscando ampliar a renda familiar com o trabalho

O município de Nova Europa empenhado em dar capacitação e também possibilitar o acesso dos trabalhadores a uma nova função, estabeleceu parceria com o Sindicato Rural de Araraquara e o Senar SP para a realização do curso Operação e Manutenção de Roçadeiras Laterais.

Assim, pessoas inscritas se dedicaram em cumprir o programa estabelecido por uma grade de aprendizado em dois dias, levando em conta que é uma atividade que muito requisitada hoje em dia dentro do mercado de trabalho.

Inicialmente a aula teórica dada pelo instrutor Valmir

O instrutor Valmir Felix Pinto, que atua no Senar SP faz muitos anos abordou a mecanização, operação e manutenção de roçadeira. Segundo ele, o ensinamento prega um debate com linguagem simples e de fácil compreensão. “A gente busca explicar de forma bem simples para que exista compreensão, o que facilitará a interpretação e a aplicação no desempenho do profissional”, esclareceu na abertura do programa.

Desmontando a roçadeira já faz parte da manutenção

Um dos participantes do curso chegou a comentar que trabalhar com roçadeira lateral parece simples, mas não é tão fácil assim. “So que no meu entendimento, a partir do instante que a capacitação acontece, o aluno passa a entender  esta atividade como um acesso facilitado ao mercado. No caso de Nova Europa é importante a formação de profissionais nesta área, mesmo porque, o município tem um foco na agricultura e sabe que este tipo de serviço pode ter muito requisitado.

Já o coordenador regional do Senar, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas argumenta que – o longo período da pandemia acabou afetando o mercado de trabalho. As pessoas tiveram que se moldar aos novos aprendizados e o curso destinado a se operar e dar manutenção a roçadeira abriu as portas para uma atividade importante.

Após manutenção as peças separadas para a montagem

“Só que para executá-la é preciso aprender, ter noções técnicas e principalmente comprometimento com as questões de segurança”, salientou o coordenador.

O Sindicato Rural de Araraquara e o Senar-SP realizaram nos dias 19 e 20 de abril o Curso – Operação e Manutenção de Roçadeiras Laterais. O evento aconteceu em Santa Lúcia, tendo o apoio da Prefeitura Municipal, com o objetivo de capacitar trabalhadores interessados em uma atividade que é muito requisitada no mercado de trabalho.

Além dos conhecimentos específicos sobre o uso da máquina portátil no corte de diversos tipos de vegetação, o curso destacou também a importância do uso de equipamentos de segurança no manuseio da roçadeira e cuidados com o meio ambiente.

Montada a máquina lá vai o roçador para cumprir sua tarefa

O curso do SENAR conta com a parte teórica e, principalmente, a parte prática, na qual os alunos tem que desmontar, limpar, montar e operar a roçadeira. A limpeza das peças, o uso correto das ferramentas e quais os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) devem ser utilizados garantem que o trabalho seja feito de forma mais eficiente e seguro.

No encerramento além da euforia do trabalhador em ter nova profissão ou então aprimoramento técnico da função que já era do seu domínio, houve a certificação como fruto do seu trabalho e o reconhecimento pela sua dedicação.