Home Agronegócio

União e Estado reforçam alinhamento na prevenção à gripe aviária em SP

Reunião entre Superintendência de Agricultura e Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo ocorreu na manhã desta segunda (29)

23
As equipes descreveram as principais ações de vigilância

Medidas de controle da influenza aviária no Estado de São Paulo foram discutidas em reunião entre representantes do governo federal e do governo estadual na manhã desta segunda-feira (29). Até o momento, não há casos de influenza aviária registrados em produções comerciais brasileiras, mas já foram confirmados 13 casos em aves silvestres no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Na última sexta (26), o ministro Carlos Fávaro solicitou aos superintendentes que mantivessem a mobilização em seus Estados. Andréa Moura, superintendente em São Paulo, prontamente agendou o encontro com o secretário de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado, Antonio Julio Junqueira de Queiroz. Os dois titulares e assessores se reuniram na sede da SAA.

As equipes descreveram as principais ações de vigilância e devem reforçar os contatos com as secretarias municipais de Agricultura, especialmente das cidades litorâneas. O alinhamento das ações preventivas deve envolver as secretarias de Saúde, do Meio Ambiente, da Educação e a Defesa Civil. Novas reuniões devem ser agendadas para os próximos dias.

A distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para servidores que fazem a coleta de aves e a orientação para que a população não manipule animais mortos ou doentes também foram debatidas. As ações de comunicação devem ser centralizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Brasília.

Participaram do encontro, além de Andréa e Antonio Julio, o superintendente substituto Esequiel Liuson; o chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal (Sisa), Fábio Paarmann; o secretário executivo de Agricultura, Marcos Renato Böttcher; o coordenador da Defesa Agropecuária – CDA, Luís Fernando Bianco; o coordenador substituto da Defesa Agropecuária, Willian Corrêa; o coordenador da Assessoria Técnica do Gabinete, Alberto Amorim; e o coordenador de Relações Institucionais, José Luiz Fontes.