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Vendas de etanol totalizam 37,81 bilhões de litros

Comercialização do anidro cresceu 15,90% desde o início da safra

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Shell V-Power Etanol Senna já está sendo comercializado

Na primeira quinzena de março, as vendas de etanol totalizaram 982,76 milhões de litros, o que representa uma queda de 10,15% em relação ao mesmo período dasafra 2021/22conforme levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA).

Quanto aos negócios realizados em mercado doméstico, o volume de etanol hidratado totalizou 506,67 milhões de litros, o que significa uma queda de 19,79% em relação ao mesmo período dasafra anterior.

No agregado do atual ano safra, a variação das vendas inverteu o sinal e agora reside em terreno negativo quando comparado ao ciclo agrícola passado, com 14,84 bilhões de litros de hidratado, um ligeiro decréscimo de 0,18% em relação àsafra 2021/22.

A venda de etanol anidro para a quinzena seguiu tendência semelhante àquela observada no hidratado. As saídas para mercado interno atingiram a marca de 424,89 milhões de litros, o que representa uma queda de 2,26%. Na safra 2022/23 foram vendidos 10,56 bilhões de litros – variação positiva de 7,71% em relação aociclo 2021/22.

No ano de 2023, o crescimento das vendas destinadas ao mercado interno tem tido um comportamento de senoide. É importante destacar que essa oscilação é função da política de compras das distribuidoras e da necessidade de recomposição dos estoques operacionais desses agentes.

O fluxo de comércio destinado à exportação se manteve robusto, e registrou, na primeira quinzena de março, 34,58 milhões de litros de etanol hidratado – aumento de 30,52% em relação à safra 2021/22 – e 16,62 milhões de litros de etanol anidro – frente ao volume modesto de 940 mil litros do ciclo passado.

No acumulado de abril de 2022 até 15 de março de 2023, foram comercializados 15,81 bilhões de litros de hidratado (+0,27%) e 12 bilhões de litros de etanol anidro (+15,90%).

Desses volumes supramencionados, 6% correspondem a operações de exportação, para o etanol hidratado, enquanto 12% é a representatividade das vendas ao mercado externo de etanol anidro, em relação ao total comercializado pelos produtores.