Home Agronegócio

Viralcool entra firme na era da Usina 4.0

A exemplo de outros grupos, Viralcool decide implantar tecnologia RTO logo em duas unidades produtoras

50
Josias Messias, da Pró-Usinas com diretoria da Viralcool

A Viralcool é reconhecida no mercado como um modelo de gestão familiar competente. Um trabalho sério que conquistou outros setores, multiplicou oportunidades e fortaleceu a economia das regiões nas quais a empresa atua.

Atualmente, a empresa produz cana, açúcar, etanol, energia e levedura em três unidades produtoras, localizadas em Sertãozinho, Pitangueiras e Castilho, todas no estado de São Paulo. Na safra 20/21, o grupo processou 6.952.951 toneladas de cana em suas três unidades obteve números recordes na produção de açúcar, com 10.496.699 sacas produzidas.

Agora, em plena expansão de sua produção, a exemplo de outros grupos e usinas que recentemente entraram no processo de transformação digital, como a Bioaroeira, Cerradão, Colombo e outras, a companhia vem investindo forte no aumento da eficiência industrial e optou por implantar o software S-PAA de Otimização em Tempo Real (RTO) nas unidades Pitangueiras e Castilho, avançando na jornada de transformação digital de forma simultânea. O sistema está sendo implantado na versão Full, que envolve a parte da cogeração,  utilidades e também processos.

A unidade de Pitangueiras é uma planta bastante eficiente e o S-PAA vai permitir capturar melhor essa eficiência e aproveitar as oportunidades do mercado, como maior flexibilidade no mix de produção e aumento na exportação de bioeletricidade, principalmente porque as estimativas de preços do MWh para o ano que vem continuam altas, assim como do bagaço.

Já na unidade de Castilho, está em implantação uma nova UTE com potência de 30MW para operação já no início da safra 22/23. O uso do S-PAA vai permitir a redução da curva de aprendizagem, trazer estabilidade de vapor ao processo e, conforme o cenário, exportar o máximo possível ou economizar bagaço para o momento mais oportuno.

 “Neste momento de bons preços, tudo que pudermos capturar na eficiência industrial é considerado dinheiro direto no caixa da usina. Após acompanharmos os diversos cases bem-sucedidos do S-PAA, e com o apoio irrestrito da diretoria e das equipes industriais, optamos por implantar o software inicialmente nas unidades de Pitangueiras e de Castilho. Estamos seguros quanto aos benefícios proporcionados pela ferramenta, como maior eficiência energética, redução de perdas, estabilidade ao processo e crescimento à equipe”, afirma Nadir Nascimento Júnior, gerente industrial corporativo da Viralcool.

 “Somos pautados pela eficiência em todas as áreas, pois quem não é eficiente na produção não sobrevive”, afirma Ricardo Toniello, diretor administrativo financeiro do grupo, ao justificar a implantação do S-PAA nas duas unidades do grupo.

“É o curso natural, têm operações que o ser humano não consegue fazer, esse é o caminho. Implantar inteligência artificial na gestão e na operação das duas unidades, é a cereja do bolo. Observamos os resultados obtidos em diversas usinas que já possuem esta ferramenta e esperamos capturar ganhos significativos com o projeto”, acredita Ricardo. (Jornal da Cana)