Home Artigo

Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça!

Por Ivan Roberto Peroni

111

Frases ditas no passado, seguem a linha do tempo e se perpetuam vida afora. Foi assim que aprendi a guardá-las e usá-las quando fossse preciso. De mãe para filha, ou da minha avó para mim, crescemos, ouvindo coisas como – não faça isso, meu filho; não corra, meu filho, era então um sinal de alerta para o eminente perigo que estaria a nossa frente.

Agora que vejo o prefeito Edinho ao lado do ministro das cidades vendo o andamento do projeto apresentado para recuperação da canalização da Via Expressa, lembro da minha avó em tom quase que ameaçador – “cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça”.

De fato, depois da tragédia da Avenida 36, quando uma cratera se abriu, engoliu um carro e matou seis pessoas, não se pode mais dar sopa para o azar, quer dizer, vacilar como aconteceu em 28 de dezembro quando a cidade foi machete por todo o país por conta das seis mortes de uma mesma família.

Mas, curiosamente daquele período para cá além da canalização da Avenida 36, outras foram comprometidas como: a Ponte do antigo Matadouro, a Ponte do Botânico, a situação crítica da Pablo Picasso e também do Parque São Paulo. Pelo menos três pontes estão sendo reconstruídas, todas em trechos que dão passagem ao Córrego das Cruzes.

Ainda, vítima também das chuvas, está a Ponte dos Machados que se tornou um drama para os moradores daquela região da cidade e os produtores rurais que se estendem por Guarapiranga. Observa-se que a cidade ficou “desponteada” por obra de um laudo técnico mal feito que buscou ser mais político que propriamente de interesse público.

E ao ver o prefeito pedindo socorro ao ministro das Cidades, logo imagino sua preocupação em  correr para resolver os problemas da Via Expressa, causados pelo alagamento subterrâneo e pronto para desabar. Só não contestem pois essa situação crítica é do conhecimento da Defesa Civil, do Ministério Público, da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Tomara a Deus que até o início das obras nada aconteça, e creio eu que nada vai ocorrer, daí o prefeito tomar frente, sair em busca de ajuda e recursos para nos livrar de outra desgraça, talvez até pior que o ocorrido na Avenida 36. E andar com fé eu sei que ele vai e bem depressa pois “cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça”. E ele está fazendo o certo, por Deus e um balaio de gatos.

*Ivan Roberto Peroni, jornalista e membro  da ABI, Associação Brasileira de Imprensa

**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR