Home Artigo

Dia do Servidor Público: reflexão sobre a importância da classe

Por Adilson Custódio

177

Neste 28 de outubro é festejado em todo o país o Dia do Servidor Público e a entidade a qual presidimos com muito orgulho, não pode se ausentar das comemorações e tão pouco se abster do entendimento sobre a importância de uma categoria dentro do contexto social. A ASPA tem o dever de enaltecer o papel do funcionalismo público, e isso, ela como instituição, busca anualmente fazer com muito carinho e respeito esse reconhecimento.

Também conhecido como Dia do Funcionário Público, esta data não é um feriado. Trata-se de um ponto facultativo, ou seja, o governo pode – mas não é obrigado – dispensar os profissionais do serviço público do trabalho nesse dia. Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área.

Assim, se torna um dia muito mais de reflexões que propriamente de comemorações, pelas circunstâncias que a categoria tem vivenciado nestes últimos anos. Se a data celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público, seja em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições, é importante que a data seja também um ponto de discussão dos problemas que a classe tem se deparado.

Levando-se em conta que existem três tipos de servidores públicos: municipal, estadual e federal dentro de um universo enorme de trabalhadores, ainda há certo desconhecimento sobre a categoria e atividades que ela agrega. Na verdade, o olhar para o servidor as vezes é de que ele é vagaroso, devagar, atende com cara fechada. Mas, não é nada disso. Criou-se este estigma, só que as novas gerações demonstram apreço ao atendimento e a função que lhes dá estabilidade no emprego.

Podemos dizer que em todas as atividades existem os bons profissionais, como também profissionais que não desempenham sua função com satisfação. Questão perfeitamente compreensível, porém os novos tempos vêm propiciando mudanças, dada a política de capacitação e alinhamento obrigatório para maior interação do funcionalismo com a comunidade.

A ASPA, nossa entidade, tem buscado nestes últimos anos entender de forma mais ampla os anseios dos servidores públicos municipais, estaduais e federais. Com essa análise se aprofunda em na elaboração de programas e projetos que poderão aumentar a nossa interação, com a proposta de caminharmos juntos.

Com um histórico de 60 anos a Associação dos Servidores Públicos de Araraquara tem angariado novos sócios e com isso reforçado seu relacionamento com a categoria. É preciso que o funcionalismo entenda que há uma entidade disposta a lhe oferecer segurança, apoio, mas também lhe proporcionar através de parcerias – benefícios e vantagens no seu cotidiano com serviços de planos de saúde, procedimentos odontológicos, poder de compra no comércio e tantas outras vantagens com preços bem mais accessíveis do que aqueles normalmente encontrados no mercado.

A ASPA se propõe a reconhecer o papel do servidor público dentro da sociedade; daí sua posição em convidar a categoria para se aliar aos propósitos da associação ou então simplesmente conhecê-la para dizer: tenho alguém a cuidar de mim.

Feliz Dia do Servidor Público.

*Adilson Custódio, é presidente da ASPA (Associação dos Servidores Públicos de Araraquara)

**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR