Início Artigo

Encontro de mulheres do Agro em Araraquara

Por Maria Emilia Souza Taddei

188

Como  participante do grupo Mulheres do Agro Araraquara ouvi suas colocações (Ivan Roberto Peroni) e as da Suze a respeito do nosso encontro e não poderia deixar de agradecer o apoio e entusiasmo de vocês ao se referirem às integrantes dessa comunidade.

Como sócia-proprietária da Fazenda Pinheirinho e filha de seu antigo conhecido, José Roberto Arruda Souza, também tive o privilégio de estar na fazenda Jangada Brava com outras mulheres, que juntas estamos construindo um novo formato  para o setor agropecuário.

Sem dúvida as mulheres vêm escrevendo uma história de trabalho diferente, em todos os setores. Desenvolvemos nossa sensibilidade e força natas e estamos investindo em competências, para assim contribuirmos com nossa visão própria, para a formação de um Agro moderno e sustentável.

Não podemos nos esquecer de que as mulheres ainda estão conquistando e reservando seus lugares como profissionais, inclusive do Agro, ao lado dos homens, que sempre estiveram aí, sem que antes dividíssemos espaços. Acreditamos que pode haver um relacionamento igualitário entre homens e mulheres no setor agro, ou em outro qualquer, desde que haja respeito mútuo e embasamento técnico para gerar credibilidade entre ambos.

Sem dúvida, estudar, pesquisar, trabalhar e participar de tudo que for possível para compreender melhor a sua atividade são passos fundamentais para criarmos bagagem prática e técnica que, nos habilite a participarmos das tomadas de decisões para os desafios do crescimento do agronegócio.

Por isso a convite da Anna  Paula, participo e ajudei a  reunir esse grupo de mulheres, para juntas trocarmos informações, discutirmos nossas dificuldades, compartilharmos conhecimento. Enfim, ao unirmos um grupo de pessoas com os mesmos interesses, formamos uma equipe, um time, que se ajuda a superar seus próprios limites, se auxilia no desenvolvimento pleno do potencial de cada uma, pois juntas vencemos e transformamos as dificuldades em crescimento profissional e melhorias significativas pra todas nós.

*Maria Emília Souza Taddei, é empresária do agronegócio e integrante do Grupo Mulheres do Agro Araraquara

**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR