Pela curiosidade da notícia, e pela publicização que dou à uma fonte primária de pesquisa histórica, resolvi transcrever aqui a notícia publicada no jornal “Município de Araraquara”, edição de 17 de fevereiro de 1884, anunciando a chegada da ferrovia à nossa cidade. Mantenho a transcrição com sua originalidade e ortografia vigente na época.
“Devem começar no dia 25 do corrente os trabalhos de construcção da estrada de ferro de São Carlos a esta villa, para o que ja foi assignado o respectivo contracto.
Por todo este annoficará o municipio de Araraquara ligado pela via-férrea à capital da Província e ao porto de Santos, como tambémas cidades intermediárias de S. Carlos, Rio Claro, Limeira, Campinas etc.
Vae, pois, realizar-se um grande melhoramento para este municipio, que em razão da distancia, e difficuldade de communicações tem sido pouco procurado e mal apreciado por aquelles que dele se occupam.
O pouco desenvolvimento de Araraquara, uma das povoações mais antigas da Província, em grande parte é devido ao isolamento em que tem se achado, pelas razões que já indicamos.
Entretanto nenhum outro município estava em condições de prosperar tanto quanto este se há mais tempo tivesse vencido o grande obstáculo da distância, e das difficuldades de locomoção e transporte.
A sua extensão, a salubridade do seu clima, a exhuberante fertilidade das terras de cultura, a vastidão dos campos de criar, estão no caso de rivalizar com outros municípios tão decantados, e que talvez não offereçam iguaes vantagens.
Circulou por muito tempo, com grande exageração, a infundada noticia de ser este municipio muito sujeito á geada, mas essa noticia, ou era transmitida por falsas informações, ou deliberada propaganda dos que tinham interesse de dissuadir as pessoas que vinham em demanda de terras para o seu estabelecimento.
Contra taes boatos que tanto prejudicaram o desenvolvimento da localidade, impedindo a entrada de novos lavradores que viessem aqui estabelecer-se protesta o incremento da lavoura n’estes ultimos tempos e o augmento progressívo da producção de café como havemos de provar com dados estatisticos que estamos organizando.
Felizmente, com a próxima vinda do caminho de ferro, vae dissipar-se a nuvem, e os que vierem visitar nos para conhecerem os recursos do município terão occasião de reconhecer a verdade do que deixamos dito.
Em artigos subsequentes, iremos dando a conhecer as condicções favoráveis do município de Araraquara para novos estabelecimentos agricolas, desde que se resolva o grande obstáculo da dificuldade de comunicações com o littoral como vae acontecer com o prolongamento da estrada de ferro da companhia Rio Claro.
Neste empenho, pedimos e esperamos a colaboração dos lavradores com os dados e informações que nos quiserem prestar, para darmos uma completa notícia do município de Araraquara.”
Passados 137 anos desta notícia, ficou confirmada a importância da ferrovia para o desenvolvimento de Araraquara, e a importância da logística no desenvolvimento econômico de uma cidade.
(*) Domingos Carnesecca Neto, ex-militante da Convergência Socialista, Fundador e ex-Vereador do PT 1982/1992
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