Início Artigo

O crescimento do nosso Sicoob da Barroso

Por Walter Francisco Orloski

108

Enquanto os economistas tentam prever o quanto o PIB do Brasil irá encolher em 2020, pelo impacto da pandemia do corona vírus, o Sicoob 4434 em Araraquara segue firme crescendo e evoluindo, cumprindo seu propósito em apoiar principalmente os pequenos empreendedores.

Em 2020 em plena pandemia, de janeiro a agosto, enquanto o PIB do Brasil encolheu provavelmente 6% segundo as últimas previsões, o Sicoob 4434 cresceu 23% no seu volume de ativos.

O Sicoob 4434 é uma Cooperativa de Livre Admissão. Portanto, qualquer pessoa ou empresa que se interessar pode se associar. E neste momento complicado que estamos atravessando, principalmente para os pequenos e médios empreendedores que são os mais impactados com os efeitos negativos pela pandemia, o Sicoob 4434 colocou à disposição desse público um verdadeiro arsenal de linhas de crédito com juros muito abaixo do mercado ou até subsidiados porque contam com a proteção de fundos garantidores, como por exemplo: PRONAMPE (F.G.O. – Fundo Garantidor de Operações); PEAC (F.G.I. – Fundo Garantidor de Investimos do BNDES); FAMPE (Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empesas do Sebrae); AGCP (Associação de Garantia de Crédito Paulista c/ Sebrae) que também oferece a carta de aval para aquele empresário que não tem uma garantia para a operação de crédito.

Talvez essa seja a explicação de tamanho crescimento do Sicoob 4434 a qual tem se revelado um apoio importante principalmente para os mais vulneráveis.

Uma cooperativa que conta com o seu conselho de administração composto somente por líderes empresariais, portanto, sensíveis a identificar a real necessidade do empreendedor. E que mesmo durante a fase mais crítica da pandemia, em respeito aos seus cooperados, manteve suas portas abertas para ampará-los naqueles momentos tão difíceis, enquanto outras permanecem fechadas até hoje. Evidentemente seguindo todos os protocolos de sanitização de proteção dos seus colaboradores e os próprios associados.

*Walter Francisco Orloski, é diretor administrativo do Sicoob 4434, Avenida Barroso, em Araraquara

**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR