Home Artigo

O legado deixado por Galo

Por Edinho Silva

16

Foi com imensa tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo, grande liderança política da nossa cidade, Fernando César Câmara, o Galo, nesta noite de quarta (07).

Galo é um amigo de décadas. O conheci na década de 80, quando iniciamos nossa militância no Partido dos Trabalhadores. Galo dedicou sua vida a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Na Câmara, enquanto vereador, cumpriu seu papel de fiscalizador, mas também de diálogo, de construção do consenso, sempre em busca do bem comum.

Enquanto prefeito de Araraquara (2005 a 2008), durante a sua primeira passagem pela Câmara, tive a oportunidade de acompanhar o trabalho de Galo e todo seu esforço em pensar políticas públicas pautando-se sempre pelo diálogo, pelo respeito às diferenças e pela vontade de unir forças em torno do que fosse melhor para Araraquara. Foi um defensor da democracia, da justiça social e da boa política.

Teve uma trajetória marcada pelo compromisso com o povo que mais precisa. Atuou como mototaxista, como líder comunitário e sindical. Também já esteve como chefe de Gabinete no Executivo, secretário municipal, e subprefeito de Bueno. Atualmente, Galo estava à frente do Partido Verde de Araraquara.

Tenho uma imensa gratidão por todo apoio que recebi do Partido Verde na minha última gestão como prefeito, especialmente também durante a construção da Federação “Brasil da Esperança”, em 2024, uma aliança que buscou os interesses do povo de Araraquara.

Galo deixa um legado de amizade, lealdade e amor à cidade que tanto amava. Neste momento de dor, deixo minha solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de luta. Que a memória de Galo continue nos inspirando a seguir com coragem, verdade e compromisso com Araraquara.

* Edinho Silva, foi prefeito em Araraquara por quatro mandatos, vereador, deputado estadual, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

** As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR