Home Artigo

O nosso adeus a Miguel Liporassi

Por Luiz Carlos Briza

555

Faleceu No dia 1º de julho o comentarista Miguel Liporassi. Chegou a Ribeirão Preto na década de 50, como narrador contratado pela Rádio 79, mas para fugir da competição com os excelentes Moraes Neto, Jaime Stulano e Domingos Leoni, optou por ser comentarista já que nesta área só havia Vitor Flores. E ao longo deste mais de meio século sempre foi eleito o melhor de Ribeirão. Numa área em que os profissionais criavam tipos e polêmicas para sobressaírem, Miguel se destacou pelo talento. Não era polêmico nem agressivo, era respeitado pela qualidade, voz e equilíbrio nos comentários. E pela postura com os colegas, leal, ficava longe das intrigas de bastidores.

EM MEMÓRIA

Publicado em 11/11/2021 – “Há conceitos imortais: “O camisa 10 é o melhor do time”, “Quem desloca recebe”, quem pede tem preferência”. Num jogo da ACLE (Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos) contra o Comercial, o goleiro Luiz Antônio Cortês (operador de som e bom goleiro) entregou a bola duas vezes para Miguel Liporaci, que perdeu as duas. César Bruno enfurecido deu bronca: “Você está maluco, dar a bola pra ele”. Com calma Cortês retrucou: “Como não dar? O slogan dele é “O melhor Comentarista da cidade”, usa a camisa 10 e vem toda hora na lateral esquerda pedir a bola para sair jogando. Achei que ele sabia jogar”. Perdemos. O jogo e Miguel.

NO RÁDIO DO CÉU…

Liporassi se junta a 39 radialistas esportivos de Ribeirão Preto que estão no “Radio do Céu”. Treze equipes de 3 (narrador, comentarista e repórter) mais um: 1 – César Bruno, Vitor Flores e Felício Papa. 2- Moraes Neto, Jovino Campos e Antonio Magrini. 3 – Pedro Giacomini, Wilson Rovéri e Paulo Silva. 4 – Alves Oliveira, Celso Franco e Luiz Antônio Espertinho. 5 – Alcides Cosenzo, Amaury Medeiros e Wilson Botelho. 6 – João Cid, Fábio Luchiari Barbosa e Sebastião Silva. 7 – Luiz César, Luiz Afonso Xavier e Renê Andrade. 8 – Nelson Antônio, Vitor Moran e João Miguel. 9 – Paulo César Tênius, Haward França e Wilson Toni. 10 – Marco Antônio Mattos, Antônio de Barros e Márcio Moraes.  11 – Domingos Leoni, Miguel Liporassi e Glauco Dexter. 12 – Wilson de Freitas, Lúcio Mendes e Carlos Orlandi. 13 – Indalécio Carvalho, Adalberto Valadão, Porto Alegre e Osvaldo Perna. Mais Luiz Mozart (Tiririca), que não era do Esporte, mas criou quadro no programa “Balanga Beiço” nas semanas de Come-Fogo

*Luiz Carlos Briza, é jornalista desde 1967 com carreira nas Rádios Cultura, Colorado, Clube, 79 e Renascença de Ribeirão Preto como narrador esportivo. Atualmente é colunista do jornal Tribuna Ribeirão e escreve nesta edição para o RCIA ARARAQUARA.

**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR