Home Artigo

Venda do campo da Atlética é outro crime cometido na história da cidade

148
FOTO LINEU Ok

ARTIGO

Lineu Carlos de Assis

FOTO LINEU OkComo cidadão araraquarense tenho todo direito de externar minha opinião a respeito da irracionalidade dos homens públicos de Araraquara, no caso,  com relação a propalada venda do campo da saudosa Associação Atlética Ferroviária, que fica ali na Vila Xavier.

Sou “oriundo”do futebol amador de Araraquara, convivi com os grandes momentos do mesmo, vi grandes craques nascerem do mesmo… Careca… sim, Careca do Colorado, do Sporting Benfica, do Guarani de Campinas, São Paulo FC, Napoli da Itália e Seleção Brasileira foi o maior na minha convivência com o esporte.

Lembro com saudades dos grandes clubes, Sporting Benfica, Palmeiras, Tamoio, Santana, Estrela, Andarai, Grêmio da PM, Acco, Atlética Ferroviária, Paulista, Gracianauto, Academia São Geraldo, Quitandinha e muitos outros.

Assisti jogos em todos os campos do futebol amador, o saudoso e monumental Estádio Municipal, o Estádio do Estrela “Flávio Ferraz de Carvalho”, o Estádio do Palmeiras “Rubens Cruz”, o Estádio da Atlética – esse a atual vítima dos irracionais e atuais homens públicos, o do Tamoio “Comendador Freitas”.

As tardes de sábado e as manhãs e tardes de domingo eram marcantes. Assistir, por exemplo, o clássico Benfica e Palmeiras, era acontecimento aguardado com muito expectativa… na semana que antecedia… o jogo fosse  no Municipal ou Rubens Cruz arrastava torcedores, superlotando os mesmos.

Como disse no início da matéria… o futebol amador de Araraquara revelava grandes nomes para o futebol da Ferroviária e do Brasil… era um verdadeiro celeiro de craques.

Atlética Interna 06Uma das formações mais tradicionais da Atlética em sua história

Pois bem.

Sempre digo que o esporte é a mais salutar das “drogas” no bom sentido. O esporte disciplina – tem regras, o esporte é saúde, o esporte antes de revelar o atleta olímpico… revela o atleta cidadão.

Tive a felicidade de vivenciar tudo isso.

Mas… sempre tem o mas… irracionalmente começaram as ações de desmanche de todo esses aspectos positivos.

  • Venderam o TEMPLO SAGRADO DO FUTEBOL AMADOR DE ARARAQUARA… o ESTÁDIO MUNICIPAL “SIQUEIRA CAMPOS”; como discurso de “cala boca” prometeram e construíram o ESTÁDIO MUNICIPAL DO BOTÂNICO… cá entre nós… péssimo… seu gramado… muito mal serviria para competição de ARENA CROSS… sabe aquele esporte praticado com motos… pulando morros?
  • O Município ficou com o ESTÁDIO FLÁVIO FERRAZ DE CARVALHO do ESTRELA… terminou com o campo oficial… e agora vai para o DAAE – notícia dos últimos dias.
  • O Município ficou com o ESTÁDIO RUBENS CRUZ do PALMEIRAS… e a princípio seria utilizado para escolinhas de futebol e competição do futebol amador… ficou na promessa… e nunca a mesma foi cumprida, hoje o local está abandonado e o mato vistoso.
  • E agora vem o golpe de misericórdia, ou seja, a venda do CAMPO DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA FERROVIÁRIA, já no poder do município, como desculpa o resultado da venda…. ocasionará investimento nos campos do PARQUE PINHEIRINHO… prometendo um mundo de sonhos… sim sonhos… para os amantes do futebol amador.

Ah! que conversa para BOI DORMIR. Os campos do PINHEIRINHO eminentemente são utilizados pela FERROVIÁRIA S/A, como Centro de Treinamento. Sem criticar o time de futebol profissional da cidade, ele não é público… é uma empresa que busca lucros financeiros, oras, sendo uma entidade privada, ela que construa seu Centro e não usufrua de patrimônio público. Aliás, que saudades da nossa ASSOCIAÇÃO FERROVIÁRIA DE ESPORTES de Antonio Tavares Pereira Lima, Aldo Comito, Wellington Pinto, Augusto Cardillo, Antonio Eugenio da Gama, José Alberto Gonçalves (Gaeta), Mario Joel Malara, Bruno José Opice de Matos, Antonio Parelli Filho, Milton Cardoso… cada um a seu modo, mas com princípios honestos, conduziu o clube a momentos de glórias.

Tudo isso é lamentável.

Hoje estão acabando, repito, por irracionalidade dos homens, com o último campo do futebol amador de Araraquara, tirando dos jovens a oportunidade de local para aprender disciplina, condução de vida e quem sabe – entre tantos praticantes – o surgimento de novos “Carecas”, eu o cito, pois ele foi o de maior destaque e projeção na minha passagem pelo futebol.

O dia em que tivermos uma política esportiva implantada nesse país… de verdade… com PROJETOS bem definidos, teremos um país bem melhor e com uma geração saúde, de bons costumes. Antes de se produzirem atletas olímpicos, precisamos revelar os atletas cidadãos.

Câmara Municipal de Araraquara, cabe a vocês o golpe de misericórdia ou não!!!

Dentro da raridade de acertos… por favor, façam algo útil.

Lineu Carlos de Assis / Publicitário e Esportista