Home Cidade

Araraquara registra queda de 35% no número de incêndios em vegetação neste ano

Operação Estiagem é feita pela Defesa Civil Municipal; ações de prevenção e condições climatológicas contribuíram para a redução dos casos em relação a 2021

32
Foram 554 ocorrências neste ano, ante às 853 registradas em 2021

A Operação Estiagem 2022, realizada de 1º de junho a 30 de setembro, chega ao fim registrando queda de aproximadamente 35% no número de incêndios em vegetação no município; foram 554 ocorrências neste ano, ante às 853 registradas em 2021, segundo dados da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

O plano de contingência Operação Estiagem é operado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e realizado anualmente entre os meses de junho e setembro, com a finalidade de traçar um conjunto de ações de proteção e defesa civil voltadas principalmente à problemática das queimadas e incêndios em vegetação.

De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira (10), as regiões mais atingidas pelas queimadas neste ano foram os bairros Jardim Roberto Selmi Dei e Vila Xavier, sendo estes os mais atingidos também no ano anterior.

Analisando os números do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais, através do programa “Queimadas”, que registra incêndios de grandes proporções em vegetação através de satélites, a redução é ainda maior: foram registradas 4 ocorrências durante a operação deste ano e 27 em 2021, no mesmo período: uma redução de aproximadamente 85%.

Segundo avaliação do Departamento Municipal de Proteção e Defesa Civil, a redução dos números de ocorrências de incêndios pode ser atribuída a diversos fatores, dentre os quais se destaca a intensificação das ações preventivas e de resposta que integram o planejamento de contingência, bem como as ações de comunicação, realizadas pela Secretaria Municipal de Comunicação e também pelo setor privado. “Além disso, tivemos uma ótima condição climatológica que trouxe diversos períodos com chuva durante os meses de inverno”, acrescenta Luiz Dell’acqua, chefe do Departamento.

Ainda segundo ele, dentre as diversas ações que contribuem para a redução do número de incêndios e queimadas desenvolvidas pela administração municipal, se destacam ainda as ações de prevenção, com limpeza de áreas públicas. Foram aproximadamente 2 milhões e 300 mil metros quadrados de limpeza realizada, além de 1.050 notificações de fiscalização para limpeza de terrenos particulares, ambos os serviços executados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade desenvolveu diversas atividades de educação ambiental relacionadas às queimadas, através de palestras educativas, distribuição de panfletos e fixação de cartazes em locais de grande movimentação de pessoas, ações em mídia digital e mesa redonda, além de outras. Já a fiscalização da mesma secretaria, lavrou centenas de notificações de multas a proprietários de áreas e terrenos particulares, que foram atingidos por incêndio.

Quanto às ações de resposta, ou seja, dos trabalhos de combate e extinção dos incêndios, se destacam o fornecimento de escala de plantão diária de caminhões tanque (pipa) e maquinário pesado ao Corpo de Bombeiros, em um trabalho conjunto com o Departamento Autônomo de Águas e Esgoto (DAAE) e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, além de todo trabalho de suporte realizado pela Guarda Civil Municipal e pelos Agentes de Fiscalização de Trânsito, implantou, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, uma equipe de agentes brigadistas de combate à incêndios em vegetação, com a finalidade de auxiliar o Corpo de Bombeiros nos atendimentos de combate às chamas. Outro trabalho muito importante realizado pela equipe de brigadistas foi o de patrulhamento preventivo nas regiões historicamente com maior índice de ocorrências, o que possibilitou o combate de muitos incêndios ainda em sua fase inicial, dada a rapidez no atendimento. Somente a COMPDEC atendeu 55 ocorrências de incêndio neste período, e atuou em outros 5 em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

“Encerramos a Operação Estiagem deste ano com resultados satisfatórios, graças à mobilização e aos trabalhos que foram executados por todo o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, que é integrado por todas as secretarias municipais, e também pelas condições do clima, que esse ano nos trouxe muitos dias com chuvas”, conclui Dell’acqua.

O Coronel João Alberto Nogueira Junior, Secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública também faz uma avaliação positiva da Operação Estiagem 2022. “Os investimentos em equipamentos e treinamentos para as equipes da Defesa Civil Municipal, aliados à integração promovida pelo plano de contingência que envolve diversos órgãos públicos e privados, contribuíram para o sucesso no enfrentamento das queimadas no período da estiagem”, disse.

É importante ainda ressaltar que, mesmo com o encerramento da vigência anual do plano Operação Estiagem, as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal permanecem em prontidão para possíveis ocorrências de incêndio em vegetação.