Nesta quinta-feira (11), 18 cidades que integram o Consórcio de Municípios da Região Central do Estado (Concen) aderiram ao Programa Alimentar o Futuro – Segurança Alimentar e Nutricional na Infância, em evento realizado no teatro do Sesi Araraquara.
Criado pelo Conselho Superior de Responsabilidade Social (Consocial) da Fiesp, em parceria com o Ciesp e o Sesi-SP em 2023, o programa atenderá crianças de até 10 anos em vulnerabilidade alimentar. Além disso, apoiará profissionais e entidades ligadas diretamente ou indiretamente às prefeituras participantes, principalmente por meio das secretarias e entidades municipais que atendem demandas da área.
Estiveram presentes no evento os prefeitos de Matão, Aparecido Ferrari; de Cândido Rodrigues, Fabricio Roncolli; e de Santa Lúcia, Luiz Antônio Noli, também presidente do Concen; o subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar, Diogenes Kassaoka; o diretor do SESI Araraquara, Alexandre Minghin; o diretor da Cutrale, Carlos Otero; e representantes das demais cidades signatárias do projeto, instituições parceiras e da indústria, além do coordenador do programa e presidente do Consocial da Fiesp, o médico Raul Cutait, e o diretor-titular do Ciesp Araraquara, Bruno Franco Naddeo. A secretária municipal de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, representou o prefeito Edinho Silva.
Em seu discurso, Cutait ressaltou que as crianças são o futuro e sem a alimentação adequada correm risco de ter problemas no desenvolvimento físico e cognitivo. “Somente com a união da sociedade, do poder público e da iniciativa privada, vamos alcançar nossa meta, que é atender as crianças em vulnerabilidade alimentar. Elas são o nosso futuro e não se desenvolvem adequadamente se não estiverem bem alimentadas”, ressaltou.
O próximo passo, agora, é implantar o programa nos municípios, assim como um Núcleo de Apoio para estimular empresas associadas ao Ciesp para aderirem à agenda e se engajarem na divulgação de ações de educação alimentar e em iniciativas locais, principalmente em parceria com organizações sociais do terceiro setor.
A região foi selecionada, junto com o Vale do Ribeira, para receber o projeto-piloto do programa por ser referência em políticas públicas municipais para a segurança alimentar, com o Concen tendo papel fundamental junto às cidades que aderiram à proposta. “Desde que a Fiesp e o Ciesp nos procuraram, nos colocamos à disposição para angariar parceiros e desenvolver as ações regionais do programa. E hoje, aqui, como prefeito de Santa Lúcia e presidente do Concen, fico muito feliz em ver que teremos 18 municípios participantes logo no início e, certamente, vamos colher excelentes resultados”, celebrou Luiz Antônio Noli.
Atualmente, o Concen representa 26 cidades que concentram mais de 1 milhão de habitantes, com cerca de 131 mil beneficiários do Bolsa Família, e quase 120 mil crianças até 9 anos. Segundo dados de 2023 do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), dentro da faixa etária atendida pelo programa, ou seja, até 10 anos, 2,34% das crianças destes municípios estavam com peso muito baixo ou baixo e 11,2% estavam com peso elevado.
APOIO DO CIESP ARARAQUARA
Um dos idealizados da iniciativa, o Ciesp atuará ativamente para a implantação do programa. A entidade, por meio de suas regionais, como a de Araraquara, facilitará os projetos locais, além de observar e compartilhar os resultados alcançados com a sociedade, auxiliando na expansão da proposta para todo o estado. “Nosso compromisso é mantermos uma comunicação constante com as prefeituras, fornecendo assistência para as ações logos nos primeiros meses, assim como futuramente”, destaca Bruno Franco Naddeo, diretor titular do Ciesp – Regional Araraquara.
Municípios que aderiram ao Programa Alimentar o Futuro – Segurança Alimentar e Nutricional na Infância: Américo Brasiliense – Araraquara – Boa Esperança do Sul – Cândido Rodrigues – Dobrada – Dourado – Gavião Peixoto – Guapiaçu – Guaraci – Ibitinga – Matão – Nova Europa – Ribeirão Bonito – Santa Lúcia – São Carlos – Tabatinga – Taquaritinga – Trabiju