Uma ação integrada neste último fim de semana no Bairro Alamedas, na Avenida Bento de Abreu e em Bueno de Andrada, envolvendo a Guarda Civil Municipal (GCM), agentes de Trânsito e da Vigilância Sanitária e fiscais do setor de Posturas, todos da Prefeitura, flagrou, em parceria com a Polícia Militar, diversas irregularidades praticadas em Araraquara em meio à pandemia.
Foram constatadas aglomeração de pessoas, o que é proibido pelo decreto municipal que determina a quarentena, e feita a apreensão de rolos de linha de cerol e chilenas para pipas, além de outras abordagens para averiguações.
De acordo com o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, João Alberto Nogueira Júnior, também, foram distribuídas máscara de proteção e panfletos de conscientização sobre os riscos provocados pelo novo coronavírus.
“A ação integrada visou o cumprimento do decreto municipal que trata da quarentena e do estado de calamidade pública em Araraquara. O objetivo é evitar a proliferação da Covid-19 com a aglomeração de pessoas e o cumprimento de protocolos sanitários com a reabertura de alguns estabelecimentos comerciais“, explica o coronel.
Em Bueno de Andrada, no sábado (18), foram distribuídos 562 panfletos e 168 máscaras de proteção e dadas orientações sobre formação de fila dupla. Também foi feita notificação por escrito para a retirada de cobertura no interior da praça do distrito, atualmente proibida para uso público.
No Residencial Alamedas, durante a operação no domingo (19), houve dois autos de infração de trânsito, apreensão de cinco rolos de linhas de cerol e chilena, além de 14 abordagens sobre a importância do uso de máscaras de proteção.
Já na via Avenida Bento de Abreu, também no domingo, por meio de ação da Polícia Militar, foram efetuadas 35 buscas, elaborado um Boletim de Ocorrência sobre lesão corporal, quatro pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Polícia e ainda houve um auto de infração de trânsito.
Conscientização
”Essas ações, que vão a continuar em Araraquara, buscam evitar a aglomeração de pessoas pela diminuição da proliferação da Covid-19 em meio à pandemia”, reitera o coronel João Alberto.
Ainda de acordo com o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, não houve tanta aglomeração na Bento de Abreu nesse fim de semana como verificado no final da semana anterior.
Em relação a Bueno de Andrada, o moto clube Místico do Asfalto apoiou a ação da GCM e das equipes da Vigilância Sanitária. “Essa parceria contribuiu ainda mais para a aceitação das orientações, que visam conter aglomerações e incentivam o uso de máscaras”, resume o secretário.