Em reunião com a Secretária de Saúde Eliana Honain, nessa quinta-feira (16) apresentamos o caso de Daniele Rodrigues de Souza de 32 anos, que desde abril de 2019, sofre com fortes dores na vesícula, devido ao órgão estar com mais de 20 cálculos. E com isto, ela passa pela UPA quase que diariamente para ser medicada, enquanto aguarda por uma cirurgia.
A secretária afirma que existe uma fila de espera longa para cirurgias de cálculos renais e biliares. Ainda segundo Eliana a incidência deste problema vêm aumentando nos últimos anos em Araraquara e região.
Uma das causas desta fila ter aumento constante é o fato do equipamento de videolaparoscopia da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara estar quase sempre quebrado.
O Presidente do Conselho Municipal de Saúde Haroldo Campos, disse na reunião que sempre escuta como resposta aos seus questionamentos, que o aparelho está quebrado.
Vale ressaltar que a Santa Casa é um hospital referência que atende 18 cidades na região e depender de um único aparelho, é fazer com que pacientes se acumulem nas dilas por falta de atendimento.
O QUE DIZ A SANTA CASA