
Uma reunião foi realizada na prefeitura de Araraquara, com setores econômicos onde se discutiu as novas regras que devem entrar em vigor na próxima semana.
De acordo com informações o comércio passará a atender presencialmente apenas 4 horas por dia, das 12h às 16h. Já no sistema delivery e drive-thru o horário segue normalmente.
O shopping funcionará das 12h às 20h, com alternâncias de lojas divididos em turnos de 4 horas – o que será determinado pela direção do shopping -.
Bares e restaurantes ainda não há definição, o setor continua a discutir como serão enquadrados no novo decreto.
Até segunda-feira (15), o último decreto ainda vigora na cidade, com bares, restaurantes e comércio funcionando com restrição. Na terça-feira (16), o prefeito Edinho Silva publicará um novo decreto contendo as novas regras de flexibilização, além de estender a quarentena até o dia 28 de junho, adequando também o decreto a realidade que Araraquara apresenta.
Araraquara registra hoje 512 casos de coronavírus, 6 óbitos, com 18% de ocupação em UTI e 25% em enfermaria. O máximo da ocupação de leitos estabelecido pelo Governo do Estado na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo é de 70% em UTI.
Porém, pesou na nota final a quantidade geral de internações e o número de óbitos dos últimos sete dias em relação aos sete dias anteriores. Ambas as categorias ficaram na fase 2 (laranja), categoria para onde a região foi transferida.
À população, cabe continuar com as ações preventivas de contenção do Coronavírus. A recomendação continua sendo o isolamento social, principalmente no caso dos idosos e demais pessoas do grupo de risco. E para quem precisar sair, o uso de máscara é obrigatório, além da higienização frequente das mãos.
O vírus continua circulando e todos precisam colaborar para que essa batalha seja vencida.