Home Cidade

Araraquara aplicou 13 doses de vacina vencida. E agora?

Doses da AstraZeneca vencida foram aplicadas na UPA da Vila Xavier, USF do Iedda, USF do Adalberto Roxo, na Central Municipal da Vigilância Epidemiológica e no Sesa

342
Doses de vacina vencida foram aplicadas em Araraquara

Das 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca aplicadas em diversos postos de saúde do país, 13 foram em Araraquara, o que compromete a proteção das pessoas que as receberam. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado tinham sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. Araraquara é um deles, ficando em 258º lugar, com doses vencidas aplicadas na UPA da Vila Xavier (1), USF do Iedda (1), USF do Adalberto Roxo (2), na Central Municipal da Vigilância Epidemiológica (2) e no Serviço Especial de Saúde – Sesa (7)

A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose). Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.

AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. Os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.

O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade (veja gráfico) deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.

Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

SECRETARIA INVESTIGA 

A Secretaria Municipal de Saúde já está investigando a suspeita de aplicação de 13 doses de lotes com suspeita de estarem vencidos da vacina Astrazeneca em unidades de Saúde de Araraquara. As 13 pessoas que teriam recebidos essas doses suspeitas foram identificadas e a Secretaria Municipal de Saúde já está entrando em contato.

Causa estranheza o fato de cada frasco da vacina render uma média de 10 doses e a suspeita apontar 13 doses em pontos de vacinação distintos. Além disso, é orientação que os profissionais da saúde confiram a data de validade do imunizante antes da aplicação.
Uma das hipóteses que estão sendo consideradas é de lançamento com atraso da aplicação dessas doses no sistema do Ministério da Saúde, mas o fato vai ser apurado e, se houver necessidade, essas 13 pessoas receberão o imunizante novamente.

 

Lotes das vacinas aplicadas fora da data de validade:

4120Z001, com validade até 29 de março

4120Z004, com validade até 13 de abril

4120Z005, com validade até 14 de abril

CTMAV5013, com validade até 30 de abril

CTMAV505, com validade até 31 de maio

CTMAV506, com validade até 31 de maio

CTMAV520, com validade até 31 de maio

4120Z025, com validade até 4 de junho

 

 

Matéria em atualização